O presidente da Fecomércio Sesc Senac no Piauí, em exercício, Denis Cavalcante, recebeu nesta terça-feira (02) uma comitiva de representantes do Governo do Estado para discutir estratégias de divulgação e fortalecimento do programa Primeira Oportunidade junto aos empresários piauienses.
Participaram da reunião o presidente do Sindilojas Piauí, Tertulino Passos, a diretora de Qualificação Profissional e Social da Sasc, Heline Santos, o assessor técnico da Investe Piauí, Lucas Ruan, além de representantes da Secretaria de Planejamento do Estado e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
O Primeira Oportunidade é uma plataforma que integra candidatos, empresas, governo e entidades, com foco na capacitação e empregabilidade. Utilizando inteligência artificial própria, o programa centraliza editais do governo do Piauí para monitorias, estágios e bolsas, além de oferecer orientação para inserção no mercado de trabalho. A plataforma também disponibiliza mais de 200 cursos gratuitos, ofertados por meio de 20 parcerias, incluindo o Sistema S – Sesc, Senac, Sesi, Senai e demais entidades do setor.
Durante a reunião, ficou acertada a cooperação entre a Fecomércio Piauí, o Sindilojas e os gestores do programa para incentivar a contratação de jovens capacitados pelo Primeira Oportunidade. “A Fecomércio Piauí apoia iniciativas que promovem a qualificação profissional e facilitam o acesso ao mercado de trabalho. O Senac é uma das entidades parceiras do programa, e essa parceria é um passo importante para fortalecer a empregabilidade e conectar jovens talentos às demandas das empresas”, destacou Denis Cavalcante.
As empresas cadastradas no programa contam com apoio financeiro do governo estadual nos primeiros seis meses do contrato de trabalho de cada jovem contratado. O incentivo corresponde a 50% do salário mínimo vigente, pago em parcela única, reduzindo os custos de admissão e estimulando a geração de novas oportunidades para a juventude.