Na última sexta-feira (28), uma equipe de fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) acompanhou a ação da Polícia Civil que resultou na incineração de 806 kg de drogas apreendidas em Teresina. A operação foi realizada para garantir que o processo ocorra dentro dos parâmetros legais e ambientais estabelecidos pela Lei 11.343/2006, que trata sobre a prevenção e repressão ao uso ilícito de entorpecentes.
A principal função da DIVISA foi assegurar que a incineração das substâncias não comprometesse o meio ambiente nem representasse riscos à saúde humana. Os fiscais acompanharam a ação, verificando a adequação dos procedimentos e o cumprimento das normas de segurança durante o processo de destruição das drogas.
“A incineração evita que o material apreendido seja reciclado ou desviado, protegendo a sociedade contra o tráfico de drogas”, disse o fiscal sanitário Orlando Negreiros.
A parceria e colaboração entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e a Polícia Civil tem sido fundamental para garantir o combate ao tráfico e à segurança coletiva com as incinerações.