29.8 C
Teresina
domingo, março 30, 2025
Dengue
InícioDestaquesTrump anuncia tarifas de 25% sobre todos os automóveis importados

Trump anuncia tarifas de 25% sobre todos os automóveis importados

O presidente Donald Trump esta na quarta-feira que irá colocar tarifas de 25% sobre as importações de automóveis, uma medida que a Casa Branca afirma que irá promover a produção nacional. Ainda assim, a medida também poderá colocar um aperto financeiro nos fabricantes de automóveis que dependem de cadeias de abastecimento globais.

“Isto vai continuar a estimular o crescimento”, disse Trump aos jornalistas. “Estaremos efetivamente a cobrar uma tarifa de 25%”.

O presidente norte-americano disse que espera que as empresas do setor automóvel acabem por se deslocar para os Estados Unidos para e construir novas instalações, fomentando a economia do país. Durante uma conferência de imprensa onde deu conta da notícia, Trump atacou as empresas que, nas últimas décadas, abriram instalações no Canadá e no México, o que, segundo ele, foi feito às custas dos trabalhadores americanos.

 

“Se construírem o vosso carro nos EUA, não há tarifas”, afirmou.

A tarifa anunciada entrará em vigor a 2 de abril, um dia a que se refere como “Dia da Libertação”.

Trump pareceu sugerir que, mesmo que os carros contenham peças de fabrico americano mas não sejam montados nos EUA, continuam a estar sujeitos a tarifas.

Estas tarifas virão juntar-se a quaisquer outras já existentes que estejam em vigor, segundo informou, a partir da Sala Oval.

As ações dos principais fabricantes de automóveis dos EUA caíram acentuadamente nas negociações após o anúncio. As da Ford Motor caíram 2%, as da General Motors caíram 2,3% e as da Jeep, proprietária da Stellantis, caíram 3%.

As tarifas podem ser complicadas, uma vez que até os fabricantes de automóveis dos EUA obtêm os seus componentes em todo o mundo, o que significa que podem enfrentar custos mais elevados e vendas mais baixas.

Trump afirmou há muito tempo que as tarifas contra as importações de automóveis seriam uma política definidora de sua presidência, apostando que os custos criados pelos impostos fariam com que mais produção fosse transferida para os Estados Unidos.

Mas os fabricantes de automóveis norte-americanos e estrangeiros com fábricas nacionais ainda dependem do Canadá, do México e de outras nações para peças e veículos acabados, o que significa que os preços dos automóveis podem aumentar e as vendas podem diminuir à medida que as novas fábricas demoram a ser construídas.

Com informações da Reuters

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI