O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta quinta-feira (27), no Palácio de Karnak, que professores e servidores das escolas estaduais e das Gerências Regionais de Educação (GREs) que atingirem as metas atribuídas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) receberão um 14º salário como forma de reconhecimento pelo desempenho.
Além dos educadores e servidores, os alunos das escolas que fizerem a prova e baterem a meta do índice receberão uma premiação equivalente a um salário mínimo. O objetivo é incentivar toda a comunidade escolar e impulsionar a qualidade do ensino na rede pública estadual.
“Toda escola do Piauí que atingir a meta atribuída para o Ideb deste ano e todos os profissionais da unidade vão receber o 14ª salário. As gerências regionais que atingirem a meta também vão receber essa premiação. Vocês sabem que temos meta pra escola, GRE e Estado. Basta cumprir a meta. E os estudantes que fizerem a prova e a escola bater a meta, vão receber uma premiação no valor de um salário mínimo”, disse o governador.
Segundo Fonteles, essa é uma forma de estimular professores, servidores e estudantes a se dedicarem ainda mais, beneficiando toda a sociedade com uma educação de melhor qualidade.
As metas são estipuladas de forma individual para as escolas e GREs, levando em conta vários critérios, como a taxa de aprovação escolar e as médias de desempenho em português e matemática, entre outros.
Nesta quinta-feira, o governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, premiaram 50 estudantes da rede estadual de ensino aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com os melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Cada aluno recebeu uma bolsa no valor de um salário mínimo como reconhecimento pelo esforço e dedicação ao longo da preparação para a prova.