O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou, nesta terça-feira (25), as metas para a segunda fase do Pactos pelo Piauí: Compromisso e Ação para o Futuro. O evento, realizado no Centro de Convenções de Teresina, reuniu Gestores Federais e Estaduais para fortalecer a parceria com os 224 municípios do estado.
Durante o painel Pacto pela Educação, Bandeira apresentou iniciativas voltadas para a melhoria da Educação Pública por meio do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios. Entre os programas mencionados, estão o Pacto pela Educação, o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) e o Pacto pelas Crianças.
O secretário ressaltou avanços na alfabetização, no desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e nos resultados do Enem. “Alcançamos os melhores índices da história sob a gestão do governador Rafael Fonteles e seguimos trabalhando para tornar o Piauí uma referência nacional”, afirmou ao lado de prefeitos e gestores municipais.
Educação do Piauí se destaca no cenário nacional
O estado tem avançado nos indicadores de alfabetização, conquistando a categoria Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. O reconhecimento, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), ocorreu no final de 2024, dentro do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Bandeira enfatizou a importância de ações estratégicas para impulsionar a educação. “O caminho para o topo passa pela expansão de Creches, pelo fortalecimento da Alfabetização na Idade Certa e pelo Ensino em Tempo Integral. Nosso foco é elevar o desempenho no Ideb tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio”, concluiu.