O Pacto pelas Crianças do Piauí marcou presença, nesta terça-feira (25), no evento Pactos pelo Piauí, realizado no Centro de Convenções de Teresina. A coordenadora do programa, Isabel Fonteles, conduziu uma apresentação detalhada sobre as principais ações desenvolvidas nas áreas de saúde, educação e assistência social, voltadas para crianças de zero a seis anos.
Durante sua exposição, Isabel Fonteles enfatizou a importância da intersetorialidade para a efetivação das políticas públicas destinadas à primeira infância. “São princípios que executam a política pública de primeira infância, então nós, enquanto governo, queremos dar esse apoio, esse suporte, pegar na mão do município para que, de fato, essa política seja executada da melhor maneira possível, representando a melhoria para o futuro das nossas crianças e da nossa sociedade”, destacou a coordenadora.
Entre os avanços do programa, Isabel ressaltou os impactos positivos na área da saúde, como o aumento da cobertura vacinal infantil no estado. “Em relação à vacinação, a nossa carretinha da saúde ajudou o Piauí a chegar à liderança no índice de cobertura do país. O nosso estado chegou a alcançar quase 100% de cobertura em algum momento, o que representa um salto muito grande na saúde das crianças do estado”, afirmou.
O Pacto pelas Crianças do Piauí também está presente no evento com um estande, oferecendo aos gestores municipais informações sobre as estratégias e ações do programa, além de promover o fortalecimento da cooperação entre os municípios e o Governo do Estado.
A segunda fase do Pactos pelo Piauí, realizada de 24 a 26 de março, é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan) e da Secretaria do Governo (Segov), em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento tem como principal objetivo reunir prefeitos, vice-prefeitos e equipes municipais para apresentar os serviços oferecidos pelos órgãos estaduais e fomentar a articulação entre estado e municípios para o desenvolvimento regional.
Além da apresentação das ações do Pacto pelas Crianças do Piauí, o evento também destacou a recente aprovação, pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), do Plano Estadual da Primeira Infância (PEPI). O plano, elaborado para o período de 2024 a 2033, estabelece diretrizes que garantem os direitos das crianças de zero a seis anos e fortalece o compromisso do estado com o desenvolvimento infantil.
Com a sanção da lei, os municípios piauienses deverão elaborar seus Planos Municipais da Primeira Infância (PMPI) no prazo de até dois anos. Já aqueles que já possuem planos aprovados terão um ano para adequá-los às novas diretrizes estabelecidas pelo PEPI. Essa iniciativa reforça a necessidade de um planejamento estruturado e contínuo para garantir que as políticas públicas voltadas à primeira infância sejam implementadas de maneira eficiente e eficaz em todo o estado.
O compromisso do Governo do Piauí com a primeira infância reflete a preocupação em oferecer melhores condições para o desenvolvimento das crianças, assegurando um futuro mais promissor para toda a sociedade piauiense.