A cidade de Amarante do Maranhão, a 680 km de São Luís, decidiu cancelar todas as festas de Carnaval, públicas e privadas, sob a justificativa do aumento dos casos de covid-19 no município. A Secretaria Municipal de Saúde fez alguns alertas, via rede social, quanto às infecções.
A última postagem feita pela secretaria, no dia 24 de fevereiro, destacou 74 casos e uma internação somente este ano. Segundo o decreto 005/2025, a medida tem o objetivo de evitar aglomerações e, consequentemente, mais infecções pelo SARS-CoV-2, o vírus causador da covid-19.
Na prática, o decreto da prefeitura proíbe quaisquer eventos gerem aglomerações, o que inclui uso de som automotivo e realização de shows, pelo período inicial de 15 dias. O prazo pode ser prorrogado, caso haja necessidade.
A prefeitura também decretou ponto facultativa nos dias 3, 4 e 5 de março para os órgãos da administração pública, exceto serviços essenciais.
Amarante do Maranhão tem uma população de pouco mais de 37 mil habitantes, o que a torna o 35º município mais populoso do estado.
Por e-mail, o Band.com.br procurou a prefeitura de Amarante do Maranhão para solicitar dados atualizados sobre o crescimento no número de casos de covid-19, mas a demanda não foi respondida até o fechamento desta matéria.