31.8 C
Teresina
sábado, fevereiro 22, 2025
Dengue
InícioDestaquesHamas liberta mais seis reféns israelenses

Hamas liberta mais seis reféns israelenses

O grupo terrorista Hamas libertou seis reféns israelenses neste sábado (22), como parte da primeira fase do acordo de cessar-fogo com Israel. Eles foram soltos em três remessas ao longo do dia.

 

Aversa Mengisto e Tal Shoham foram entregues à Cruz Vermelha. O Hamas havia divulgado no dia anterior que também iria libertar os israelenses Omer Wenkert, Omer Shem Tov, Eliya Cohen e Hisham al Sayed.

Avera Mengistu, de 39 anos, estava detido em Gaza há uma década. Segundo as autoridades israelenses, ele é mentalmente instável e foi filmado por uma câmera de vigilância israelense enquanto escalava a barreira que separa Israel da Faixa de Gaza em 7 de setembro de 2014, pouco após terminada uma guerra entre Israel e Hamas.

Tal Shoham, que tem dupla nacionalidade israelense e austríaca, completou 40 anos no fim de janeiro. Foi sequestrado em 7 de outubro de 2023 juntamente com a esposa, Adina Shoam, de 38 anos, e seus filhos, Yahel (de 3 anos) e Naveh (de 8). Moram em Maale Tzviya, um povoado da Galileia, mas antes viviam no kibutz Beeri, onde foram sequestrados.

Outro ponto de soltura pela manhã liberou mais três pessoas. Hamas liberou para a Cruz Vermelha mais três reféns em um segundo ponto de encontro, em Nuseirat, às 7h40 da manhã de sábado (22). Israel confirmou que mais três pessoas estão soltas. O último refém foi solto sozinho e estava com o Hamas desde 2015. Hisham al-Sayed, 28, foi sequestrado há 15 anos quando atravessou a fronteira em Gaza. Seu pai havia dito que ele costumava fazer essa rota, mas uma das vezes não retornou. Ele passou 3600 dias controlado pelo Hamas.

Israel deveria libertar 602 palestinos em troca dos últimos seis reféns vivos. No total, a primeira fase do acordo prevê a libertação de 33 reféns até o início de março em troca de cerca de 1.900 palestinos presos em Israel.

O acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrou em vigor no dia 19 de janeiro. Três mulheres israelenses foram as primeiras reféns libertadas pelo grupo terrorista.

Com informações da Reuters

 

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI