Uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciou nesta quarta-feira (19), na sede da Secretaria da Fazenda do Piauí, com o objetivo de discutir o Projeto de Sustentabilidade Fiscal e Ambiental do Estado e a chegada de novos recursos para investimentos em áreas estratégicas. O encontro seguirá até esta quinta-feira (20).
“Um dos principais objetivos da missão é garantir uma linha de crédito junto ao BID, com o intuito de fortalecer ainda mais a gestão pública do Estado do Piauí, tanto nas áreas fiscal quanto ambiental. Além disso, buscamos consolidar essa parceria estratégica, que proporcionará mais recursos para continuar investindo e impulsionando políticas públicas voltadas ao benefício da população piauiense”, destacou o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.
No âmbito fiscal, serão discutidos temas como a regulamentação da Reforma Tributária no Piauí, a criação de marcadores orçamentários, a gestão de precatórios, os Marcos de Médio Prazo, o Novo Arcabouço Fiscal e a Gestão de Riscos Fiscais, entre outros assuntos.
“O Governo do Estado está estreitando laços com o Banco Interamericano, buscando a melhoria das políticas fiscal e ambiental no Piauí”, afirmou o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.
As discussões também se concentram no fortalecimento das políticas de Gestão Ambiental, com foco no enfrentamento das mudanças climáticas. Entre as ações propostas estão a instituição do Marco Legal de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Piauí, a Política Estadual de Combate à Desertificação, a criação do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza, o Programa PROVERDE Piauí, o Plano Piauí 2030 e a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

À frente das discussões com o Piauí, o especialista fiscal do BID no Brasil, André Martinez, ressaltou a longa parceria entre o Estado e o banco. “O objetivo da nossa visita é dialogar com as equipes técnicas do governo para definir as ações que farão parte do projeto e orientar todo o processo de planejamento e implementação do financiamento. O BID mantém uma colaboração de longa data com o Piauí, especialmente na área fiscal. Estamos juntos desde a década de 90, começando com o PNAFE e avançando para os projetos Profisco I e II, que alcançaram excelentes resultados. Vamos seguir fortalecendo essa parceria”, afirmou o especialista.
A abertura do encontro contou com a presença dos secretários Daniel Oliveira (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Rejane Tavares (Agricultura Familiar), além de outros representantes do BID, como Anastasiya Yarygina e Sandra Machado. Também participaram profissionais do Tesouro Estadual e da Procuradoria-Geral do Piauí.