A Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por meio da Polícia Ambiental, realizou uma operação nos povoados Sangue e Santa Teresa, na zona rural de Teresina, onde identificou a presença de aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro. A ação ocorreu no sábado (15)
De acordo com a PM-PI, os policiais visualizaram gaiolas penduradas em residências da região. Os responsáveis pelos animais, identificados pelas iniciais E. M. N. e J. J. Da. C, admitiram não possuir autorização para manter os pássaros sob sua posse. No entanto, demonstraram interesse em realizar a entrega voluntária das aves.
“Foram resgatados dois papa-capins, uma patativa e um bigode. Após os procedimentos legais, os animais foram soltos em um local adequado, conforme as orientações do Comando de Policiamento Ambiental (CPA). As gaiolas utilizadas no cativeiro foram destruídas”, destaca a PM.
Entrega voluntária de 23 pássaros em União
Em outra operação do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), também realizada no sábado (15), na zona rural de União, 23 aves silvestres foram entregues voluntariamente. Entre as espécies estavam canário-da-terra, papa-capim, azulão, galo-de-campina e xexéu. Durante a transferência das aves para uma gaiola maior, três pássaros acabaram fugindo.
Na ação, os policiais realizaram abordagens educativas, preventivas e repressivas contra crimes ambientais. Dez pessoas foram orientadas sobre a legislação ambiental e uma motocicleta foi abordada.
Além disso, uma jiboia foi resgatada em um restaurante na zona Leste de Teresina e encaminhada para um local adequado. Ao todo, 25 gaiolas foram recolhidas e destruídas.
A ação se baseia no Artigo 29 da Lei 9.605/98, que trata dos crimes contra o meio ambiente, proibindo a captura, caça e criação de animais silvestres sem autorização dos órgãos competentes.
Da Redação