O Hospital Areolino de Abreu realiza, ao longo desta semana, programação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, reforçando a importância da conscientização sobre os impactos do consumo abusivo de álcool na saúde mental e física. Como parte das atividades, nos dias 18 e 19, serão promovidas ações de panfletagem com orientações sobre a prevenção e o combate ao alcoolismo.
Marcia Astrês, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) no HAA, enfatiza a importância da programação. “O objetivo da iniciativa é sensibilizar nosso público interno sobre os riscos do alcoolismo e destacar a importância do acompanhamento especializado para aqueles que enfrentam a dependência. Profissionais da saúde estarão envolvidos na distribuição dos materiais informativos e na abordagem ao público, esclarecendo dúvidas e reforçando o papel do tratamento adequado no enfrentamento da doença, bem como na prevenção”, afirmou.
Gauniê de Sousa, coordenador de enfermagem da unidade de saúde ressalta os malefícios do uso do álcool em diversas áreas da vida.
“O alcoolismo é um problema de saúde pública que afeta não apenas o indivíduo, mas também suas relações familiares, sociais e profissionais. Além disso, está diretamente ligado a diversas complicações, como transtornos psiquiátricos, doenças hepáticas e cardiovasculares, além de acidentes e episódios de violência. Por isso, ações de conscientização como essa são fundamentais para incentivar a prevenção e oferecer suporte a quem precisa”, conclui.
A dependência do álcool pode ser tratada, e a recuperação é possível com apoio profissional e social. A informação e o acolhimento são essenciais para transformar vidas e construir um futuro mais saudável para todos.