32.8 C
Teresina
quarta-feira, fevereiro 19, 2025
Dengue
InícioDestaquesReunião dos chefes de Estado do Brics será no Rio de Janeiro...

Reunião dos chefes de Estado do Brics será no Rio de Janeiro em julho, confirma Itamaraty

Informação foi divulgada pelo ministro Mauro Vieira e pelo prefeito Eduardo Paes em vídeo compartilhado nas redes sociais

A reunião dos chefes de Estado dos países do Brics, prevista para julho deste ano, acontecerá no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em vídeo compartilhado pelo prefeito Eduardo Paes neste sábado (15).

 

“O presidente me autorizou a anunciar que a reunião dos chefes de Estado do Brics será no Rio de Janeiro, no mês de julho deste ano, nos dias 6 e 7, quando, então, receberemos na cidade do Rio de Janeiro os chefes de estado dos 20 países que integram o Brics, nas duas categorias de membros plenos e parceiros”, declarou o ministro Mauro Vieira.

“Vamos tomar decisões muito importantes para o desenvolvimento de todos esses países para a cooperação e melhoria da condição de vida de todos os habitantes desses países. Então, mais uma vez, o Rio de Janeiro será palco de uma importantíssima reunião internacional”, acrescentou o chanceler brasileiro.

Em seguida, o prefeito da capital fluminense agradeceu a decisão do presidente Lula que, segundo ele, reconheceu o protagonismo da cidade em eventos internacionais. O Rio de Janeiro sediou a cúpula do G20 em novembro do ano passado. 

“Rio, mais uma vez, capital do mundo. Foi o G20 ano passado, agora Brics e, quem sabe, eu ainda não consigo a assinatura do decreto presidencial dizendo ‘Rio capital honorária do Brasil’”, disse Eduardo Paes.

Brics 

Além do Brasil, o bloco é composto originalmente pela Rússia, Índia, China e África do Sul, o que explica a sigla Brics, composta pelas iniciais de cada país. Mas, recentemente, novos membros foram admitidos: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

 O Brasil assumiu a presidência rotativa do bloco em 1º de janeiro, escolhendo o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável” e cinco prioridades: facilitação do comércio e dos investimentos entre os países; governança inclusiva e responsável da Inteligência Artificial; melhorias no financiamento para enfrentar as mudanças climáticas; maior cooperação entre os países do Sul Global, com foco em saúde pública; e fortalecimento institucional do grupo.

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI