O papa Francisco está internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, para tratar uma bronquite e fazer exames, informou a sala de imprensa do Vaticano na manhã desta sexta-feira (14).
O líder da Igreja Católica está com quadro de bronquite desde o início da semana. Nos compromissos no Vaticano, pediu ajuda para assessores para a leitura de discursos devido à dificuldade respiratória.
“Na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro, ao término das audiências, o Papa foi internado no Hospital Agostino Gemelli para alguns exames diagnósticos necessários e para prosseguir em ambiente hospitalar o tratamento para a bronquite que ainda persiste”, informou a nota divulgada pela Santa Sé, sala de imprensa do Vaticano.
Francisco, quando era jovem, precisou remover parte de um dos pulmões devido uma doença respiratória. Ele assumiu a liderança da Igreja Católica em 2013 e enfrentou vários problemas de saúde durante esse período.
Segundo o Vaticano, essa é a quarta vez que o líder católico é internado no hospital de Roma. Antes, Francisco foi hospitalizado em junho de 2021 para uma cirurgia programada devido a uma estenose diverticular sintomática do cólon; em junho de 2023 para uma cirurgia de “laparotomia e reconstrução da parede abdominal”, e em março de 2023 para exames médicos.