31.8 C
Teresina
sábado, abril 19, 2025
Dengue
InícioDestaquesTrump promete tarifa de 25% sobre aço e alumínio

Trump promete tarifa de 25% sobre aço e alumínio

O presidente americano Donald Trump afirmou que vai anunciar formalmente, na segunda-feira, a aplicação de tarifas de 25% sobre todo aço e alumínio importado pelos Estados Unidos.

 

O republicano falou com jornalistas a bordo da aeronave presidencial Air Force One, durante viagem à Nova Orleans, segundo informou a Bloomberg. Trump viaja ao sul dos EUA para assistir ao Super Bowl, que acontece na noite deste domingo.

Segundo Trump, as tarifas serão aplicadas às importações de metal de todos os países. Ele não especificou, no entanto, quando as taxas entrariam em vigor.

O Brasil está entre os maiores fornecedores de aço para os EUA, junto com México, Canada e Coreia do Sul. Em 2024, o país exportou um total de 4,08 milhões de toneladas de aço para os EUA, sendo o segundo maior fornecedor, atrás apenas do Canadá, que liderou com 5,95 milhões de toneladas.

O México aparece na sequência (3,19 milhões de toneladas), seguido por Coreia do Sul (1,23 milhão de toneladas) e Japão (1,07 milhão de toneladas), segundo dados do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

O presidente também declarou que anunciará, ainda nesta semana, tarifas em resposta a países que taxam importações dos EUA. Ele afirmou que o anúncio pode ocorrer na terça ou quarta-feira, mas as tarifas não entrarão em vigor no mesmo dia.

As medidas fazem parte de uma série de taxas que vem sendo prometidas por Trump contra países e setores específicos.

A dimensão total dos planos tarifários de Trump ainda não está clara. Ele também mencionou a possibilidade de impor tarifas sobre outros itens, incluindo produtos farmacêuticos, petróleo e semicondutores, e afirmou que está considerando quais taxas irá aplicar para importações da União Europeia.

Na semana passada, Trump impôs uma tarifa de 10% sobre produtos chineses. Pequim, por sua vez, anunciou medidas retaliatórias que entrarão em vigor ainda este mês, mas de forma mais calibrada, atingindo apenas produtos importados dos EUA no valor de US$ 14 bilhões em 2024. Essa abordagem mais cautelosa da China contrasta com o primeiro mandato de Trump, quando as duas maiores economias do mundo protagonizaram um “tarifaço” por anos.

Com informações da Reuters

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI