Uma aeronave de pequeno porte pousou de “barriga” na manhã desta segunda-feira, 10, no Aeroporto Estadual de Sorocaba, em São Paulo. Não houve vítimas.
O avião particular teve problemas no trem de pouso durante a manobra, tocou solo às 8h53 e arrastou a “barriga” na pista por cerca de 500 metros. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) se dirigiu ao local para realizar inspeção e autorizar a remoção da aeronave.
Em nota, a Rede VOA comunicou que a aeronave partiu de Maringá (PR) em direção a Sorocaba. Por conta da falha, o avião foi forçado a pousar de “barriga” e parou na pista de pousos e decolagens. O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar assistência.
“Os bombeiros tanto da Rede VOA quanto do município foram acionados e prestaram assistência imediatamente. Não houve feridos e a aeronave foi rebocada. O CENIPA foi informado para realizar a inspeção e autorizou a remoção cerca de meia hora após o pouso. Não houve pousos e decolagens afetados”, disse a empresa ao Terra.
Equipes do aeroporto controlaram um princípio de incêndio após vazamento de parte do combustível. A remoção da aeronave Twin Commander, modelo AC-90, prefixo PT-OQY, foi feita cerca de meia hora após o pouso. O avião estava com quatro pessoas a bordo, mas nenhuma ficou ferida.