O filme Ainda Estou Aqui venceu o prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-americano na noite deste sábado, 8. O longa foi o primeiro representante brasileiro entre os indicados à premiação na história. A divulgação dos vencedores aconteceu em Granada, na Espanha.
Walter Salles não esteve presente, mas contou com um representante para receber a estatueta: Jorge Drexler, cantor uruguaio que trabalhou com o diretor em Diários de Motocicleta (2005, ocasião em que venceu o Oscar de melhor canção original por Al Otro Lado Del Rio). Ele leu uma mensagem escrita por Salles, na qual dedica a vitória ao cinema brasileiro, a Eunice Paiva e sua família, Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
“Estou profundamente agradecido à Academia e todos os acadêmicos por essa grande honra. Esse prêmio é muito especial para nós, não só por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado. É uma grande honra pela admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, pela admiração que tenho pelo cinema espanhol e por cineastas que influenciaram minha formação”, constou na mensagem.
Contra quem Ainda Estou Aqui concorreu nos prêmios Goya
Ainda Estou Aqui (Brasil)
Agarrame Fuerte (Uruguai)
El Jockey (Argentina)
El Lugar de La Otra (Chile)
Memorias de Un Cuerpo Que Arde (Costa Rica e Espanha)
Da Redação