Ana Maria Braga, de 75 anos, começou o Mais Você (Globo) desta segunda-feira, 3, com um aviso. A apresentadora foi picada por um escorpião no fim de semana e precisou ser internada. Ao falar sobre o ocorrido, ela descreveu a dor que sentiu, mostrou imagens do animal e conversou com especialistas.
“Que susto, digo eu. Rapaz do céu, se soubesse o quanto dói… Nunca tinha sido picada por um escorpião, mas é uma das dores mais intensas. Eu não sou uma pessoa ‘fresca’ para a dor, não reclamo muito. Mas, olha… Que dor!”, disse Ana Maria Braga.
Após saudar os telespectadores, ela deu detalhes sobre como levou a picada e, para surpresa de muitos, afirmou que não estava andando pelo mato da propriedade. O incidente ocorreu em uma ida ao banheiro.
“Estava na minha fazenda, mas eu não estava andando descalça pelo mato afora, nada disso. Eu estava dentro de casa, à noite, assistindo a uma série. Levantei para ir ao banheiro e tudo arrumadinho, limpinho, enceradinho, e eu o encontrei no meio do meu caminho. Estava descalça.”
Por causa da picada, ela precisou ser hospitalizada. Sua fazenda fica no município de Bofete (SP), mas a unidade médica mais próxima era em Botucatu (SP). Após receber o devido tratamento, ela teve alta.
Como forma de alertar as pessoas, Ana Maria, além de seu relato, preparou uma reportagem especial sobre o assunto. Ela e a produção do Mais Você conversaram com especialistas sobre os procedimentos adequados logo após a picada, as consequências de negligenciar o atendimento e a incidência de escorpiões em diferentes regiões do País. Ela também deu dicas de como proteger a casa desses animais.
Como é a fazenda de Ana Maria Braga?
Não é novidade que Ana possui uma propriedade em Bofete. Em janeiro de 2025, ela mostrou detalhes da fazenda em suas redes, incluindo um vídeo em que caminha pela horta onde cultiva legumes e hortaliças.
“Estou com a horta que pedi a Deus. Colocamos sombrite, e olha o carinho que seu Edson [funcionário da propriedade] colocou nos meus canteiros. Ele gosta muito do que faz, e isso é importante”, declarou.
Na mesma publicação, Ana Maria também contou que adaptou a fazenda para funcionar com energia solar. Para isso, uma área que antes seria utilizada como pasto agora abriga painéis solares.
“Para ajudar a natureza e gastar menos energia. Não é barato, mas recebo de volta. Por exemplo, o que eu gastava em um mês, parei de gastar. E isso vou abatendo do investimento que fiz. Então, é muito compensador”, explicou.
Batizada de Fazenda Primavera, a propriedade da apresentadora tem 376 hectares e está localizada a 195 km de São Paulo. Além da plantação, Ana Maria Braga mantém algumas cabeças de gado e investe em sua atual produção: o café. Construída em 1960, a casa principal tem estilo colonial e tem cinco suítes.