O prefeito Silvio Mendes chega hoje (1º/02) ao primeiro mês de gestão confirmando sua marca de mostrar serviço. Teresina se reencontra com o estilo de governar que leva a cidade a sério.
Já antes da posse, o prefeito abriu diálogo com os outros escalões do poder e teve encontros com o governador Rafael Fonteles, o presidente Lula e ministros, buscando viabilizar melhorias para Teresina.
Os diálogos políticos foram intensificados no início do mandato e prosseguem junto à bancada federal e à Câmara Municipal, abrindo caminho para ações em benefício da cidade.
Três grandes desafios
A nova gestão se deparou com problemas praticamente em todos os setores. Entretanto, os três maiores desafios enfrentados nos últimos 30 dias foram:
1) Desequilíbrio fiscal: dívidas, terceirizados em excesso, com muitos sem trabalhar. Todos os contratos estão sendo revistos e serão encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para análise e adoção das providências cabíveis.
2) Desabastecimento na saúde, prédios sucateados. Diante do quadro, pela primeira vez na história de Teresina foi decretada calamidade pública na saúde. O setor ainda respira com a ajuda de aparelhos, mas já dá sinais de melhora.
3) Cidade suja e sem controle. As medidas emergenciais adotadas nessa área, nos últimos 30 dias, já deram à cidade um aspecto de limpeza. Houve também uma faxina nos gastos. As despesas estão sendo reduzidas em janeiro em R$ 6 milhões. A Prefeitura faz mutirão com controle do aterro sanitário, o que não havia.
Avanços
Ao mesmo tempo, a Prefeitura deu passos largos nas áreas da educação, investimento e saúde. Neste primeiro mês de mandato, a atual gestão conseguiu:
1) Matricular mais crianças, passando dos 90 mil alunos. Desafio: ampliar o número de creches e de escolas de tempo integral.
2) Atração de investimentos, facilitando a implantação e redução da burocracia, como o alvará de construção emitido no mesmo dia.
3) Negociação tripartite para garantir o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que opera com um déficit fenomenal em Teresina, pois atende pacientes não apenas da capital, mas do interior e de outros Estados.
Outras ações de menos visibilidade, mas de grande relevância, estão sendo desenvolvidas e seguramente em breve devolverão a Teresina o seu aspecto de cidade bem cuidada e que anda no caminho certo.
Por Zózimo Tavares