25.8 C
Teresina
domingo, abril 13, 2025
Dengue
InícioSem categoriaRafael Fonteles anuncia lançamento Inteligência Artificial com base de dados em português

Rafael Fonteles anuncia lançamento Inteligência Artificial com base de dados em português

O governador Rafael Fonteles anunciou para fevereiro o lançamento da SoberanIA, a primeira plataforma de inteligência artificial com base de dados 100% em português. O super computador necessário para rodar a tecnologia já chegou ao datacenter do Governo do Piauí. A ferramenta está sendo desenvolvida por técnicos do governo estadual, em parceria com startups e pesquisadores brasileiros.

 

“É uma inteligência artificial soberana porque conta com pesquisadores brasileiros de várias instituições renomadas do Brasil, inclusive aqui do Piauí, com os dados brasileiros. É o maior dataset em português, com licença comercial, com mais de 100 bilhões de palavras só no início, só na primeira fase”, ressaltou o governador.

A ferramenta terá funcionamento semelhante ao ChatGPT, mas sob o domínio do Estado do Piauí, independente de big techs. A estrutura de IA poderá servir comercialmente para governos estaduais, municipais e empresas públicas que tenham interesse.

Ellen Gera, presidente da Etipi – Foto: Divulgação

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, destacou o impacto positivo do emprego da SoberanIA na melhoria do serviço público.

“A IA será treinada com dataset todo em língua portuguesa. A partir do que a gente for treinar com os dados públicos, nós vamos especializando com informações que são próprias do governo, aproveitando para melhorar o serviço público por meio de inteligência”, pontuou Ellen Gera.

André Macedo, secretário de Estado da Inteligência Artificial – Foto: Divulgação

De acordo com André Macedo, secretário de Estado da Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, a SoberanIA vai permitir um “governo conversacional”, no qual o cidadão poderá tirar dúvidas em um chat pré-programado.

“Após o treinamento da IA, os algoritmos ensinados para a máquina ficarão sob a guarda do Piauí. Será, portanto, uma IA soberana, com dados e qualidade sob responsabilidade do governo. O propósito é apoiar as tomadas de decisão das políticas públicas”, explica Macêdo.

Com informações da CCom

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI