Dois importantes laudos técnicos foram elaborados pelo Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em setembro de 2024. Essenciais para a identificação e análise das condições de trabalho, levam em consideração cada função e a exposição aos riscos nas atividades desenvolvidas, conforme os parâmetros técnicos exigidos pela Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) do Ministério do Trabalho.
Ambos os documentos, Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) e Laudo Técnico de Insalubridade e Periculosidade (LTIP), contemplam a unidade hospitalar e seus anexos.
Segundo a direção do hospital, nenhuma ação que prejudique os colaboradores foi adotada. Com base nos laudos, alguns cargos que antes recebiam insalubridade de grau médio foram reclassificados para grau máximo, enquanto outros tiveram redução. E determinadas funções, após avaliação criteriosa, não terão mais direito à concessão de insalubridade.
Isto significa que não houve suspensão indevida nas concessões de insalubridade dos profissionais do hospital. Portanto, as concessões seguem a legislação trabalhista vigente e as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho.
A direção do HEDA reafirmou seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores e se coloca à disposição.
Para esclarecer quaisquer dúvidas, basta entrar em contato com a gerência do Recursos Humanos (RH) e do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade.
Fonte: Ascom