O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) alcançou um marco histórico ao ser reconhecido pela Turn.io, provedora de soluções WhatsApp para governos da META, como AMPLIFIER. Esse título destaca o engajamento e as interações significativas promovidas pelo canal oficial do MDS, que superou iniciativas globais e conquistou o primeiro lugar na categoria.
O MDS competiu com projetos de países como a Índia, além de iniciativas de outros órgãos governamentais, como o ICFES, do Ministério da Educação da Colômbia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil, a ImpulsoGov, a Rising Academies, da Europa e Oriente Médio, a HelpMum, da Nigéria, e a Darsel, da Ásia e Pacífico. O projeto “Conexão Cidadã”, desenvolvido pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), é a base dessa conquista. Criado para ser um sistema direto de comunicação com os usuários do Cadastro Único, o projeto visa diminuir as filas nos atendimentos, otimizar os recursos públicos e facilitar o acesso à informação confiável para beneficiários de programas como o Bolsa Família e a Farmácia Popular.
No primeiro ano de implementação, os resultados foram significativos: a digitalização e o uso de canais como WhatsApp e RCS diminuíram substancialmente a necessidade de visitas físicas aos CRAS. Com isso, os profissionais puderam dedicar mais tempo a casos complexos, melhorando a qualidade do atendimento e milhares de cidadãos passaram a ter acesso facilitado a serviços públicos.
“A implementação dessas tecnologias reafirma o compromisso do MDS com a inovação e a eficiência. Nosso objetivo é levar serviços públicos a quem mais precisa, de forma rápida e confiável, transformando a experiência do cidadão com a administração pública”, destacou o ministro Wellington Dias.
No ano passado, o “Conexão Cidadã” já havia sido reconhecido entre os Top 5 chatbots governamentais da América Latina, também certificado pela Turn.io. Além disso, o projeto conquistou o Prêmio Google pelo case do Programa Farmácia Popular, no qual mais de três milhões de brasileiros acessaram a política pública a partir do canal do MDS.
Atualmente, o canal atende cerca de 300 mil cidadãos por mês, resolvendo 25% das dúvidas enviadas sem necessidade de deslocamento e conectando mais de 30 milhões de pessoas ao sistema.
Com planos de expansão para 2025, o sistema continuará a coletar e repassar informações de pesquisa, gerar mapas de calor para orientar políticas públicas, combater fake news e garantir serviços públicos 24 horas por dia. A conquista reafirma o compromisso do Brasil com soluções inovadoras para promover a cidadania e garantir que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa, com eficácia e respeito.
Fonte: Ascom