Gestores da Secretaria Executiva de Planejamento Estratégico e a Gestão da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) apresentaram na quarta-feira (22) e quinta-feira (23) as estruturas que compõem o sistema de transporte público para os especialistas da agência alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Esse estudo vai avaliar a viabilidade de implementação da frota elétrica para reforçar o transporte público.
O prefeito Silvio Mendes assinou na terça-feira (21) memorando de entendimento que norteia o trabalho.
Daniel Pereira, secretário executivo de Planejamento Estratégico e Gestão da SEMPLAN, comenta que “o sistema está em colapso, a crise se agravou ainda mais na época da pandemia. O que estamos planejando é buscar melhorias para o futuro, e trazer de volta o usuário que se afastou do sistema”.
“Esse estudo que agora está em andamento, busca analisar os aspectos econômicos e financeiros para melhorar a estrutura existente, adequando o nosso sistema para receber veículos elétricos que garantem mais conforto e eficiência para o usuário do transporte público. Com isso, o número de veículos individuais circulando nas ruas diminui, impactando também positivamente no trânsito e na emissão dos gases poluentes”, afirma
De acordo com o coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, esse estudo vai se estender ao longo de todo esse ano.
“Estamos iniciando o compartilhamento de informações com os especialistas. A visita permitirá conhecer inicialmente os desafios e oportunidades para a implementação dos ônibus elétricos”, explica.
Com informações da Semcom