29.8 C
Teresina
quarta-feira, janeiro 22, 2025
Dengue
InícioDestaquesPrefeitura de Teresina inicia estudos para implementar ônibus elétricos

Prefeitura de Teresina inicia estudos para implementar ônibus elétricos

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes assinou na terça-feira (21) o memorando de entendimentos com os ministérios das Cidades e Minas e Energia que permitirá a realização dos estudos necessários para implementação do sistema de transporte elétrico em Teresina.

 

O estudo será conduzido pela Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Executiva de Planejamento Estratégico e Gestão da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) e os técnicos da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência alemã que realizará o trabalho.

“O transporte público é um dos maiores desafios que a gestão enfrenta. Sabemos que mesmo cidades com sistema econômico melhor que o nosso também enfrentam desafios com o transporte. Sem dúvida, a matriz energética é mais interessante do ponto de vista do meio ambiente. Mas precisamos estudar o modelo para garantir a eficiência. Vamos encontrar esses caminhos de acordo com a atualização do Plano Diretor de Transportes”, afirmou o prefeito Silvio Mendes durante a solenidade.

“A cidade está se desenvolvendo e estamos aqui para contribuir e trazer para a população de Teresina um transporte de qualidade”, destacou Fernando Araldi, representante da Secretaria de Mobilidade do Ministério das Cidades.

A agência alemã GIZ prestará uma assessoria especializada para avaliar o potencial técnico, econômico e ambiental da eletrificação da frota de ônibus, avaliação das tecnologias adequadas para as cidades, análise dos impactos ambientais, avaliação de implicações econômicas e criação de medidas digitais.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Marco Antonio Ayres, destacou a importância do estudo.

“É através desse trabalho que poderemos planejar a descarbonização do sistema de transporte público e oferecer ao usuário mais qualidade no seu deslocamento”, afirmou.

Prefeito Silvio Mendes durante solenidade – Foto: Foto: Lucas Dias/PMT

Transição energética
O estudo vai ser realizado em Teresina e mais outras duas cidades (Porto Alegre e Rio Branco) e dois estados (Bahia e Espírito Santo) dentro do projeto Acoplamento de Setores e Economia Verde – AcoplaRE, com o objetivo de apoiar governos para a descarbonização dos setores da indústria e dos transportes no Brasil, de forma a contribuir para a transição energética.

Com informações da Semcom

 

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI