Equipes da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) realizaram na quinta-feira (16) uma visita às quatro unidades de acolhimento aos indígenas de origem venezuelana em Teresina.
O objetivo é aproximar a atual gestão com os Warao, assim como conhecer as necessidades e implementar novas medidas de assistência e acompanhamento. A gestão enfatiza o comprometimento com o olhar humanizado e técnico para com os direitos e deveres dos cidadãos.
“Nossa gestão tem priorizado conhecer a atual realidade dessas pessoas para de fato agir com total responsabilidade e eficácia. Não há como dar assistência sem conhecer o que de fato essas famílias vivenciam e precisam. Nossa visita hoje é também uma forma de iniciar um diálogo franco sobre os direitos e deveres deles para com a comunidade. Não adianta cobrar nada sem que haja de fato um esclarecimento da situação e nós vamos buscar por soluções quanto a isso”, garantiu Eliane Nogueira, secretária da pasta.
Na ocasião também estiveram presentes o juiz federal Sandro Helano e o procurador regional dos Direitos do Cidadão no Piauí, Patrício Fonseca. Ambos reafirmaram o compromisso de participar do processo de esclarecimento e fiscalização dos direitos e deveres para com os indígenas, garantindo que todos tenham assistência, dignidade e que as crianças possam estar nas escolas.
“É uma grande honra e uma responsabilidade estar participando dessas visitas para descobrir as inquietações e os problemas que estão afligindo os indígenas venezuelanos que estão em Teresina. É extremamente importante para a Justiça Federal, que é uma justiça que, nos últimos tempos, se abriu para as populações mais desassistidas através dos juizados, garantindo assim o acesso mais amplo ao Poder Judiciário e aos direitos dos cidadãos, de acordo com o que determina a Constituição Federal”, destaca o juiz federal Sandro Helano Soares Santiago, titular da 6ª Vara Federal no Piauí e coordenador dos Juizados Especiais Federais no Piauí.
Compromisso
A Semcaspi reafirma seu compromisso em cuidar de Teresina por meio do diálogo, assim como assistir os mais vulneráveis respeitando o direito dos cidadãos.
Com informações da Ascom