26.8 C
Teresina
quarta-feira, janeiro 15, 2025
Dengue
InícioDestaquesHEDA realiza primeira CPRE, procedimento cirúrgico inédito no litoral do Piauí

HEDA realiza primeira CPRE, procedimento cirúrgico inédito no litoral do Piauí

Primeira colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) foi realizada com sucesso em uma paciente de 36 anos; novo serviço do HEDA representa avanço para a região

Considerado um procedimento de alta complexidade, nenhum hospital público do Estado do Piauí estava apto a realizar uma colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), o que exigia aos pacientes se deslocarem até Teresina, o que gerava transtornos e atrasos no diagnóstico. Até agora.

 

Mais uma vez o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), fez história e realizou a primeira cirurgia de CPRE, em uma paciente de 36 anos, alcançando um marco para a saúde pública piauiense.

“Um procedimento tão complexo como a CPRE, em Parnaíba, é um avanço muito significativo”, enfatiza o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA. “Isso garante diagnósticos e tratamentos mais precoces, impactando diretamente a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias”, acrescenta.

Com a implementação do novo serviço, o hospital passa a oferecer mais oportunidades para a população, além de contribuir para a redução das desigualdades regionais no acesso à saúde pública.

“Estamos fortalecendo a saúde em Parnaíba e em todo o litoral do Piauí”, afirma Wal França, diretora-geral do HEDA. “Nosso foco é garantir que a população tenha acesso aos melhores serviços médicos, sem precisar sair da região”, garante.

Assim, o HEDA vem se tornando referência na descentralização de exames complexos, oferecendo um atendimento mais próximo, eficiente e humanizado em Parnaíba e região.

Como é o procedimento

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é um procedimento médico que combina técnicas de endoscopia e radiologia. Seu objetivo é diagnosticar e tratar condições que afetam os ductos biliares e ductos pancreáticos.

“Um tubo é inserido pela boca do paciente, passando pela garganta, esôfago, estômago e até a segunda porção do duodeno, onde é possível visualizar a papila duodenal”, explica o Dr. Vitor Monteiro, médico especialista em Endoscopia Avançada e responsável pela cirurgia. “Essa região é responsável pela drenagem das secreções biliares e pancreáticas. A partir desse ponto, realizamos o diagnóstico e o tratamento das obstruções”, conclui.

Ainda de acordo com o cirurgião, o procedimento no HEDA utiliza um aparelho de endoscopia de última geração, chamado duodenoscópio, e instrumentos como pinças e extratores para remoção de cálculos biliares. Ao todo, a primeira cirurgia de CPRE durou cerca de 15 minutos e contou com uma equipe de oito profissionais.

A CPRE é indicada para:

•    Remoção de cálculos biliares que bloqueiam os ductos;
•    Tratamento de estenoses (estreitamentos) nos ductos biliares ou pancreáticos;
•    Diagnóstico e tratamento de tumores que causam obstruções;
•    Colocação de próteses em casos de obstruções crônicas.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI