O Governo do Piauí, por meio da Secretaria dos Transportes (Setrans), já investiu quase R$ 100 milhões em infraestrutura aeroportuária desde o início de 2023 até agora. Os avanços nessas obras, segundo o secretário Jonas Moura, impactam diretamente na economia regional, seja para alavancar o turismo como para atrair investidores externos. Até o momento 15 aeroportos e aeródromos já foram entregues e as pistas de pouso e decolagem de Paulistana e Jaicós estão prontas para inauguração.
Um exemplo do impulsionamento do turismo e da economia por meio da aviação é no aeroporto de Barra Grande, em Cajueiro da Praia que, durante a alta temporada, chega a receber cerca de 30 aeronaves aos finais de semana.
“Na construção do equipamento, foram investidos mais de R$ 18 milhões, oriundos do Tesouro Estadual. O local conta com pista de pouso e decolagem com balizamento noturno de 1.500 metros de extensão e 25 metros de largura, além de um terminal de passageiros. O equipamento é porta de entrada para a Rota das Emoções, proporcionando, a partir de Barra Grande, o incremento do turismo em toda a região da Planície Litorânea”, explica o secretário Jonas Moura.
Fonte: CCom