24.8 C
Teresina
quarta-feira, janeiro 8, 2025
Dengue
InícioDestaquesDesembargador Aderson de Brito Nogueira - novo presidente do TJ-PI

Desembargador Aderson de Brito Nogueira – novo presidente do TJ-PI

De algum tempo para cá, mesmo na atividade, sempre foi meu costume tecer alguns comentários sobre a figura de nossos Presidentes, o que se torna fácil, porque são personalidades que coabitam conosco no dia a dia do nosso ofício jurisdicional.

 

Desembargador Aderson se sobressai numa particularidade inusitada em confrontação com outros presidentes escolhidos anteriormente: a escolha mais meteórica dos últimos anos, considerando o aumento de cadeiras do nosso Sodalicio, pinçado ao cargo mediante concordância de todos os envolvidos no processo, sem trauma , sem divisionismo, graças as articulações que sempre permeiam os homens de boa vontade.

Somos uma plêiade de homens realmente vocacionados ao labor judicante, temos nossas virtudes, também defeitos inerentes a frágil condição humana, não somos perfeitos, mas tentamos a cada passo buscar a forma mais próxima de encontrá-la dentro dos princípios e regras as quais estamos subordinados. O juiz é um homem comum, cujo espírito é receptáculo das aspirações de muitos que dependem de nossas decisões, minorando suas decepções, angústias, dores, no existencialismo de suas vidas, liberdade, patrimônio num amálgama de situações às vezes imprevisíveis.

A verdadeira sabedoria está em entender a impermanência de tudo numa reflexão constante que é a lanterna de nossa alma num silêncio como conselheiro de nossas atitudes! O papel significativo do juiz passa por esses conceitos que se esprai no recôndito de nossa alma, na sacro santa arte de julgar com a alvissareira justiça dos homens. O juiz deve ter a coragem como resistência ao medo, a coragem encarna no juiz uma de suas principais qualidades e potencialidades. Não precisamos correr contra o tempo ninguém consegue e se o fizer, o resultado é desastroso. CONFÚCIO, pensador Chinês, já dizia há 552 anos A.C. “ não importa o quão devagar você vá, desde que você não pare”!!

Feitas essas digressões, vamos ao homem: Des Aderson de Brito Nogueira, juiz de carreira que pontificou nas comarcas de Alto Longá, Elesbão Veloso, Canto do Buriti e Floriano, essa última por vários anos.

É natural de Santa Filomena, no extremo sul do Estado e de lá, acendeu a tocha que o iluminaria em busca de seus sonhos , tais quais todos nós , que temos uma história que se conecta de jovens interioranos sedentos por um lugar ao sol, se atrevem corajosamente ultrapassar caminhos íngremes em busca do sucesso, mesmo que mediante suor, sangue e lágrimas cheguem ao cume da montanha, numa pirâmide imaginariamente não alcançável, mas pelo destemor e impavidez dessa coragem, ver lá de cima na visão do horizonte, os campos de batalhas vencidas na intrepidez de uma alma guerreira que não se abate.

Não quero tratar aqui de “ curriculum vitae”, essa parte caberá ao cerimonial da posse, quero tratar única e exclusivamente de ADERSON ANTÔNIO BRITO NOGUEIRA, homem de sorriso largo, educação esmerada de uma família tradicional , gestos angelicais , humilde sem subserviência , tem a gratidão como uma exponencial qualidade , reconhecimento das coisas boas que existem na vida , entre as quais o sentimento do reconhecimento por tudo que tem recebido , seja dos seus semelhantes, mas especialmente das graças obtidas por Deus Todo Poderoso .

No dia 07 de janeiro próximo, Sua Excelência receberá das mãos ilustradas do Presidente Hilo Almeida, um notável gestor, os destinos de nosso Poder Judiciário nesse biênio que se iniciará.

Como Vice-Presidente, o Des Agrimar Rodrigues de Araújo , magistrado do Quinto Constitucional da Advocacia , Corregedor Geral da Justiça , Des Erivan Lopes, ex- presidente do Poder Judiciário , deixando uma marca indelével pelo conjunto de obras implantadas em todo o Estado do Piauí .

Esse trio notável caberá alavancar mais ainda a corrida para uma justiça célere , pronta, altruística , cujos parâmetros de sua administração foram publicizadas na inauguração do Fórum de Piracuruca , contemporizando o tecnológico implantado pelo ínclito Corregedor atual , Des Olímpio Passos Galvão , com o pragmatismo e celeridade dos processos que ainda mancam em várias comarcas interioranas e em nossa capital .

Essa gestão que se encerra , des Hilo Almeida, Des Olímpio Galvão, des Dourado, terão de todos nós jurisdicionados o reconhecimento de um trabalho ímpar em prol de todos os jurisdicionados Piauienses.
Meu forte abraço

THE. 03. 01. 25
Des. BRANDÃO DE CARVALHO

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI