O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou um novo exame de imagem nesta terça-feira, 31, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília. O procedimento ocorre após as duas cirurgias às quais ele foi submetido, dois meses depois de uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília, onde bateu fortemente a cabeça.
“A tomografia mostra importante reabsorção da coleção subdural, apresentando melhora progressiva condizente com o ótimo estado do presidente”, diz o boletim médico atualizado pelo hospital.
Lula segue sendo monitorado pela equipe médica, liderada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
O presidente passou por uma cirurgia de urgência para a retirada de um hematoma na cabeça em São Paulo, na madrugada de 10 de dezembro. Na semana anterior à sua internação, Lula havia se queixado de dores de cabeça, o que preocupou sua equipe médica, pois ele já havia sofrido uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada em outubro.
No dia 16 de dezembro, o presidente recebeu alta hospitalar, mas permaneceu em São Paulo por alguns dias, seguindo a orientação dos médicos.
Em 19 de dezembro, Lula fez uma nova tomografia, que revelou que ele estava bem, com a cognição “perfeita”, e foi liberado para viajar, conforme informou sua equipe médica. O exame fez parte do protocolo pós-operatório. Após a alta, ele retornou a Brasília e retomou sua agenda de trabalho.