26.8 C
Teresina
quarta-feira, dezembro 25, 2024
Dengue
InícioDestaques"No Natal, somos chamados a viver o amor, a esperança e a...

“No Natal, somos chamados a viver o amor, a esperança e a paz que vem de Deus”, afirma padre Amadeu

No Natal, a comunidade cristã celebra o nascimento de Jesus, o Deus Eterno que, em um gesto de imensurável amor, escolheu fazer-se criança para trazer a Salvação ao mundo. É neste tempo sagrado que a Igreja se reúne em oração, refletindo sobre a Palavra de Deus e renovando sua fé no Verbo Encarnado. Ao lembrar o momento em que o Filho de Deus se fez carne e habitou entre nós, a Igreja proclama a esperança de redenção para uma humanidade marcada pelo pecado, mas resgatada pela presença divina em meio aos homens.

 

Nestes dias que antecedem o Natal do Senhor, padre Amadeu Matias, vigário geral da Arquidiocese de Teresina, convida a refletir sobre o mistério que envolve o nascimento de Jesus e o profundo significado dessa celebração na vida cristã. Para o sacerdote, o Natal é o início da Salvação trazida por Jesus Cristo, um momento de grande importância espiritual. Ele descreve a vida de Jesus como um “mistério”, destacando que, embora a Páscoa seja o grande momento da Salvação, o Natal marca o início dessa jornada. O nascimento de Cristo representa o momento em que a vida divina assume a condição humana, tornando possível a nossa elevação a uma vida celestial.

“O mistério do Natal é o intercâmbio de dons”, afirma, referindo-se ao “comércio” entre o céu e a terra, onde a presença de Deus entre nós eleva a humanidade ao céu.

“Celebrar o Natal, portanto, é reconhecer a singeleza de Deus, que se faz presente na vida humana, e nos convida a participar da vida divina”, enfatiza.

O nascimento de Jesus também é um símbolo da reconciliação.

“Ao assumir a condição humana, Jesus não só nos aproxima de Deus, mas também nos ensina o valor da reconciliação e do perdão, fundamentais para a vivência cristã”, destaca o sacerdote. Ele enfatiza que o Natal nos lembra de que não estamos imersos apenas na materialidade e nas lutas diárias, mas somos chamados a viver o amor, a esperança e a paz que Jesus nos oferece, trazendo o reino de Deus para nossas vidas.

Quando questionado sobre como as pessoas podem vivenciar o Natal de forma mais profunda, padre Amadeu alerta para o risco de se deixar consumir pelo espírito comercial da época. Ele aconselha os cristãos a resistirem a essa superficialidade e vivenciem o Natal em sua verdadeira essência, que se manifesta na união familiar e na vivência do amor cristão.

“Deus nos faz uma família, Ele assume a nossa condição humana e nos torna também sua família, nós nos tornamos em Cristo filhos de Deus, irmãos e irmãs”, ressalta. Ele destaca ainda a importância de dedicar tempo à oração e à leitura da Bíblia, especialmente durante este período litúrgico, para saborear o mistério de Deus e cultivar ações de paz e perdão.

“O Natal é um momento para acolher o mistério de Deus em nossas vidas”, afirma o sacerdote, sugerindo que a verdadeira celebração ocorre na interioridade de cada um, no silêncio da alma, onde podemos ir ao encontro com Jesus.

Por fim, padre Amadeu faz um apelo à espiritualidade, ressaltando que o encontro com Jesus deve nos guiar em nossa jornada, nos iluminando e nos fortalecendo.

“Nós somos marcados muito pela exterioridade, mas aí a importância de nós meditarmos, de nós silenciarmos e de acolhermos o mistério de Deus que nasce na vida da gente. O encontro com Jesus é um encontro na alma da gente, no pensamento e no coração. Então, essa interioridade nos ajuda justamente a ter durante o ano práticas cristãs, porque temos uma fonte que é a presença de Jesus na nossa vida, nos dando coerência, nos iluminando. Eu desejo, então, a todos e a todas um Feliz Natal”, finaliza o vigário geral da Arquidiocese de Teresina.

Presépio natalino – Foto: Divulgação

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI