O tenista João Fonseca, de 18 anos, venceu neste domingo (22) o norte-americano na final do ATP Next Gen Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito profissional em 2024.
O brasileiro perdeu o primeiro set e viu o rival conquistar um set point para abrir 2 a 0. Fonseca, no entanto, fez o que faz de melhor. Jogou com coragem, salvou o set point com um ótimo saque e tomou o controle da partida. No fim, aplicou 2/4, 4/3(8), 4/0 e 4/2 (o torneio, que não dá pontos para o ranking, é disputado em melhor de cinco sets com cada parcial indo até quatro games) e conquistou o título em Gidá, na Arábia Saudita.
Além de primeiro sul-americano a levantar o troféu do Next Gen Finals, o carioca, atual #145 do ranking mundial, é apenas o segundo mais jovem campeão do evento, ficando atrás apenas do italiano Jannik Sinner, que tinha 18 anos e 2 meses quando venceu a competição, em 2019. Carlos Alcaraz, outro famoso campeão do Next Gen Finals, chegou ao título quando tinha 18 anos e 6 meses.
Companhia ilustre
O ATP Next Gen Finals foi criado em 2017 e, apesar da história curta e de regras alternativas (o torneio adota no-ad, no-let, movimentação livre de público, árbitros de cadeira em posições mais baixas, tempo menor entre os pontos e sets que vão apenas até quatro), é possível dizer que a lista de campeões do torneio tem nomes ilustres. Os mais conhecidos são o atual número 1 do mundo, Jannik Sinner, e o espanhol Carlos Alcaraz, dono de quatro títulos de slam.
Da Redação