O deputado federal Átila Lira (PP-PI) integra uma lista de parlamentares que, entre janeiro e outubro deste ano, utilizaram R$ 785 mil para de abastecer aeronaves privadas. Este foi o maior valor gastos nos últimos 16 anos. A informação foi divulgada em O Globo deste domingo (22).
De acordo com O Globo, o parlamentar utilizou dinheiro público para abastecer um jato particular registrado em nome de um empresário que ele ajudou a eleger-se prefeito de Parnaguá, cidade de 10 mil habitantes, situada no Sul do Piauí.
O valor despendido por Átila Lira com verbas indenizatórias em querosene de aviação foi de R$ 30 mil em querosene de aviação e parte desse valor foi para abastecer a aeronave de Miguel Omar Barreto Rissi, o Miguelão (PP).
O outro lado
O gabinete de Átila Lira, por meio de nota enviada ao O Globo, informou que o parlamentar e o prefeito Miguelão são amigos de longa data e que o uso da aeronave dá-se na base eleitoral do deputado no Piauí, obedecidos as regras legais.
O prefeito eleito, também procurado pelo jornal carioca, justifica o empréstimo do avião em razão do laço de amizade. “Me pediu o avião emprestado e eu emprestei, nada mais que isso”, disse.
Da Redação