A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) conquistou o 1º lugar na 1ª Edição do Prêmio Saúde Auditiva 2024, promovido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. O projeto vencedor, Unidade Ambulatorial Móvel Carretinha da Saúde, destacou-se entre 19 iniciativas concorrentes de todo o Brasil.
O prêmio tem como objetivo dar visibilidade a projetos inovadores e bem-sucedidos que contribuem para a saúde auditiva da população brasileira. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (19), e a Sesapi recebeu o reconhecimento máximo pela excelência do seu programa itinerante.
A Carretinha da Saúde é uma unidade móvel que leva atendimentos especializados para crianças em diversas regiões do estado. Os serviços oferecidos incluem consultas em fonoaudiologia, oftalmologia e odontologia, além do fornecimento de óculos, caso aja necessidade garantindo que as crianças, especialmente em locais de difícil acesso, tenha acesso aos atendimentos.
Segundo Antonio Luiz, secretário estadual de Saúde, o reconhecimento nacional reflete o esforço e a dedicação das equipes envolvidas. “Esse prêmio é um reconhecimento do compromisso da Sesapi em levar saúde de qualidade a todos os piauienses. Parabenizo todos os profissionais que fazem parte deste projeto e que trabalham incansavelmente para garantir atendimento especializado e acessível”, destacou o secretário.
O projeto não apenas facilita o acesso à saúde auditiva, mas também fortalece a prevenção e o diagnóstico precoce em crianças, promovendo inclusão e qualidade de vida. A premiação reforça a importância de ações inovadoras no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Carretinha da Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a primeira infância, pactuando com agentes públicos dos diferentes entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada.
“Estamos muito felizes com o reconhecimento nacional da nossa Carretinha da Saúde nos atendimentos de fonoaudiologia para crianças de 0 a 6 anos. Esse prêmio representa o engajamento das equipes da Sesapi, em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí, no cuidado e atenção à saúde auditiva na primeira infância em nosso estado”, afirmou Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí.