A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou na terça-feira (17) pedido de empréstimo do Governo do Piauí no valor de 39 milhões de euros, cerca de R$ 250 milhões, com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O projeto contou com o voto favorável de 22 dos 23 deputados presentes. O deputado Aldo Gil (Progressistas) votou contra o empréstimo.
De acordo com a mensagem enviada pelo governo do estado, os valores vão ser investidos no Projeto Piauí Verde e Sustentável. O principal foco é no investimento na infraestrutura de unidades de conservação piauienses com a finalidade de viabilizar o turismo sustentável. Ainda devem ser aplicados recursos do governo federal para que o projeto atinja os resultados planejados.
O deputado Aldo Gil votou contra o empréstimo e afirmou que vai elaborar um requerimento para que o Executivo envie informações sobre os empréstimos já realizados.
“Por isso justifico o meu voto contrário, que fiz aqui há pouco. Voto único, mas que fica registrado como voto contrário ao empréstimo pedido pelo Governo do Estado, visto tantos empréstimos aprovados em tão pouco tempo de mandato”, afirmou.
Orlando Dias