Moradores do povoado Cacimba Velha, localizado no município de Lagoa do Barro, distante quase 500km ao sul de Teresina, vão passar a ter direito a beber água doce, limpa e saudável. É que neste final de semana será inaugurado, na região, um novo sistema de dessalinização, do Programa Água Doce. O aparelho transforma água salgada em potável, praticamente natural.
No local vivem 30 famílias que vão poder consumir até 20 litros de água limpa, todos os dias. Serão cerca de 150 pessoas beneficiadas pelo novo sistema, no caso o décimo implantado em Lagoa do Barro pelo Programa Água Doce, que é executado no Piauí pela Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). O programa é uma iniciativa do governo federal em parceria com estados e municípios.
“O programa oferece acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. Além disso, incorpora cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando em consideração a presença de sais nas águas subterrâneas desta região”, explicou Adalberto do Nascimento, coordenador do programa no Estado.
O município para ter acesso ao programa passa por um diagnóstico já preestabelecido a partir de estudos que levam em consideração alguns parâmetros técnicos. De acordo com Fábio Abreu, secretário da SADA, já foram instalados 63 sistemas como esse em nove municípios do semiárido, todos com alto teor de sal na água. Em Lagoa do Barro, por exemplo, o índice constatado é tão alto que foi comparado com a água do mar.
“É um passo muito importante porque esse programa transforma a água salgada em uma água com condições para o consumo, evitando até mesmo muitos problemas de saúde. Uma obra que tem um alcance muito grande e uma capacidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o secretário, lembrando que junto com a entrega, moradores do povoado são capacitados para operar o sistema.
“O programa não é só fazer a obra, nossos técnicos têm que ministrar as oficinas de sustentabilidade em cada comunidade onde o sistema está implantado, capacitando as pessoas para cuidar bem do sistema, deixando eles sempre limpos, bem cuidados e sem lixo por perto. Ainda temos o curso para os operadores, que devem ser ministrado em cada município beneficiado com o programa.”, completou.
Sobre o programa
O Programa Água Doce (PAD) é uma iniciativa do governo federal, implementada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e organizações da sociedade civil. Por meio da instalação de sistemas de dessalinização em comunidades do semiárido brasileiro. No Piauí ele já está instalado em nove cidades com 63 sistemas. Novos recursos foram liberados recentemente e a meta é dobrar esses números até 2028.
Fonte: CCom