Inspirado em contos, mitos e lendas de diferentes povos da humanidade que sobreviveram ao logo do tempo, a bailarina e professora de dança do ventre, Ana Paula Azevedo, apresentará seu novo espetáculo “Al-Qamar: uma dança sobre o céu”. A apresentação, que reunirá também as alunas da professora, acontecerá no dia 7 de dezembro, às 19h, no Teatro João Paulo II.
Com cerca de 20 anos de experiência em dança árabe, Ana Paula Azevedo detalha que o espetáculo deste ano é um verdadeiro convite para os espectadores mergulharem em uma reflexão sobre a beleza do universo e a natureza humana.
“A narrativa do espetáculo deste ano foi toda pensada para criar uma atmosfera de mistério e encanto sobre os corpos celestes e a força da natureza. Queremos tocar o coração de cada espectador em uma experiência única que só a arte da dança consegue proporcionar”, revela.
Ana Paula Azevedo iniciou seus estudos de Dança Oriental Árabe em 2002 e, desde então, teve aulas com professores renomados nacionalmente e internacionalmente, entre eles Lulu Brasil, Nur, Kahina, Jade el Jabel, Aziza, Jorge Sabongi, Amara, Ísis, Solange Costa, Carlla Sillveira, Mahaila el Helwa, Tarik, Marcio Mansur, Esmeralda Colabone, Nahla Morani – Brasil, Tufic Nabak – Líbano, Saída, Maestro Mário Kírlis, Amir Thaleb, David Abrahan e Nur Zahira – Argentina, Soraia Zaied – bailarina brasileira de maior sucesso no Egito, Alika – Espanha, Mohamad Kazafy, Yousry Sharif, Randa Kamel, Gamal Seif e Khaled Seif– Egito, Jillina – EUA, Mercedes Nieto – Hungria, entre outros.
Em 2008, Ana Paula Azevedo fundou o Studio Raks de Dança Árabe, ano em que também lançou o evento “Noite Árabe” em parceria com o Teresina Shopping, considerado por praticantes da dança, profissionais renomados da área, pela mídia local e nacional especializada, como o maior evento e divulgador da Dança Árabe do Piauí. Atualmente, é aluna da bailarina internacional Mahaila el Helwa, um dos maiores nomes da Dança Árabe no Brasil, e se apresentou com seu grupo interestadual 2020/2022, no maior festival de Dança Oriental do Mundo, o Mercado Persa. Na temporada 2023, integrou a Kazafy Troup Brazil, que se apresenta sob a direção de um dos mais renomados professores de folclore egípcio mundial, discípulo do mestre Mahmoud Reda e diretor da Reda Troup por longos anos, Mohamed Kazafy.
Da Redação