O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, afirmou nesta terça-feira (3) que a capital piauiense não terá queda no repasse no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O gestor acrescentou a cidade vai continuar recebendo os valores em 2025.
“O deputado Júlio César nos informou que uma liminar da Justiça Federal manteve o percentual de 6,25% para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para Teresina. Então, está garantido que Teresina não vai perder dinheiro. Ou seja, vamos receber aproximadamente R$ 500 milhões”, destaca.
Silvio Mendes explicou estão sendo planejadas ações para resolver o impasse da falta de medicamentos na rede pública e impasse na limpeza pública de Teresina.
“Temos que encontrar uma fórmula para resolver os problemas urgentes de Teresina. Tá faltando remédio na rede pública. Não podemos quatro ou seis meses para realizar uma licitação. O professor Charles Silveira está se reunindo com o Tribunal de Contas da União para encontrar um caminho para que a população recebe os medicamentos. Na limpeza pública, vamos fazer do mesmo jeito. Vamos resolver esse impasse. A cidade não pode ficar sem limpeza pública”, frisa.
O prefeito eleito elogiou a decisão da Justiça que suspendeu uma licitação de mais de R$ 280 milhões na Semec.
“A suspensão da licitação é mais um motivo para elogiar a decisão judicial. Quando nós tomamos conhecimento dessa licitação, isso não é correto numa final de uma gestão. Pra vocês terem uma ideia, na avaliação do ensino público de Teresina, quando deixamos a prefeitura, 96 de cada 100 crianças eram alfabetizadas no primeiro ano. Hoje, isso está na metade. Ou seja, um pouco mais de 50%. Isso é grave”, finaliza.
Orlando Dias