Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) concluiu com sucesso a 8ª e última edição do Projeto Ouvidoria na Escola em 2024, beneficiando cerca de 1.510 estudantes de oito escolas estaduais de Teresina.
O projeto promoveu ações de cidadania ativa, incentivando os jovens a participarem da construção de um ambiente escolar mais democrático e inclusivo. Através de palestras e materiais informativos, os estudantes aprenderam a utilizar a ouvidoria como um canal eficaz para expressar suas demandas e contribuir para a melhoria da escola.
Segundo o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, o projeto foi fundamental para aproximar os jovens da ouvidoria e fortalecer a cultura de participação social nas escolas. “A Ouvidoria na Escola não só educa, mas empodera os estudantes, mostrando que suas vozes têm poder e que podem, sim, contribuir para uma sociedade mais justa e transparente”, destacou Dutra.
A superintendente da Seduc, Viviane Carvalhedo, também ressaltou a relevância da iniciativa. “Essa parceria com a OGE é uma oportunidade única de despertar nos nossos estudantes o sentimento de pertencimento e responsabilidade. Eles aprendem que podem transformar o ambiente escolar e, consequentemente, a sociedade”, disse.
Com o sucesso desta edição, a Seduc e a OGE/PI estudam expandir o projeto para mais escolas da rede estadual em 2025. A ideia é continuar fomentando o engajamento dos jovens na cidadania ativa e na construção de uma educação mais inclusiva e participativa.
Escolas participantes:
-
Ceti Ruy Leite Berger Filho – Alto da Ressurreição
-
Ceti Corina Machado Vieira – Jacinta Andrade
-
Unidade Escolar Gervásio Costa – Ilhotas
-
Ceti Domício Magalhães de Melo – Promorar
-
CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen Norte) – Vila Operária
-
Ceti Portal da Esperança – Aroeiras
-
Ceti Henrique Couto – Monte Castelo
-
Ceti Didácio Silva – Itararé