36.4 C
Teresina
quinta-feira, novembro 28, 2024
Dengue
InícioCulturaA musa protetora da opala

A musa protetora da opala

Desde eras imemoriais, na bruma dos tempos, quando sob o silêncio milenar de rochas ígneas deslizava sob veios caudalosos de rios subterrâneas de leitoso silício nos quais apenas começava a cintilar pequeníssimos pontos multicolores …

 

Pois nessa infindável trama tecida entre o tempo e a beleza telúrica,  está a musa protetora das gemas de opala, ali mesmo, com toda a sua serenidade, elegância, beleza e sabedoria de quem sabe que a mãe natureza possui seus próprios ciclos …

No passado imemorial, a musa protetora das gemas raras, sabia que, a um só tempo precisaria exibir aos olhos humanos arco-íris em forma de joias raras, mas também tocar nos humanos corações para que danos ambientais não fossem causados à mãe maior a quem chamamos de Terra, nossa nave cósmica onde vivemos no universo.

Foi certamente sob o olhar protetor da musa que as gemas de opala obedecendo à Lei da Gravidade, enquanto o planeta seguia seu curso em torno do Sol e tendo a lua por companheira, enquanto os dias e noite se sucediam na dança do Cosmo; foi, pois sob seu olhar generoso que a Musa protetora da opala soube guiar com seus desejos mágicos os veios opalíferos ainda incandescentes para as terras piauienses e nestas, depositou sem nenhum pudor todos eles no subsolo do lugar que no futuro viria a chama-se de Pedro II, Cidade Imperial e por fim, a ‘Terra da Opala’.

E agora, na lembrança de seu povo, a musa vive ainda e sempre a zelar pelas gemas magníficas que enfeitam também as mulheres, empoderando-as, tornando-as também co-protetoras da opala.

E lembremo-nos: cada simples cintilar da mais simples gema de opala traz a lembraça tênue daquela que continua a proteger as pedras do arco-íris.  Em cada cintilar há a lembrança e a presença da musa protetora da opala que de alguma forma se presente aqui e agora nessa passarela.

ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. É acadêmico da APLA e da ALVAL. Membro do IHGPI. É membro fundador do Coletivo P2. Autor de vários livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. Escreve para este portal às quintas-feiras.

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI