O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí terá suas ações voltadas para o litoral do Piauí neste final de semana, com várias ações voltadas para a melhoria da saúde na região, na próxima sexta-feira (29). Para começar, o Programa de Educação Médica Continuada do CRM-PI beneficiará médicos com dois cursos teóricos e práticos. Por fim, beneficiará diretamente a população carente de serviços e exames médicos, numa parceria com o mutirão itinerante PopRuaJud.
Para a população, conselheiros e médicos residentes de Parnaíba terão à disposição uma unidade móvel para atender pessoas, alguns em situação de rua, que precisam de atendimento clínico. Nos atendimentos em dois consultórios móveis, as pessoas serão avaliadas, receberão receitas para medicação necessária e até prescrição de exames, que poderão ser realizados via Prefeitura Municipal de Parnaíba.
O CRM-PI também terá a carreta da mamografia, pela qual mulheres a partir de 40 anos poderão fazer gratuitamente esse importante exame das mamas, que pode detectar o câncer de mama precocemente. Os atendimentos acontecerão em frente ao Sesc Caixeiral, no centro de Parnaíba.
Para o presidente do CRM-PI, Dr. João Moura Fé, o objetivo do CRM Itinerante é estar mais próximo da população, levando muito mais serviços e também beneficiando os médicos que também possam apresentar suas demandas aos conselheiros presentes. A atual gestão do Regional já realizou ações similares nos municípios de Picos, Floriano e de Bom Jesus e terá muito mais municípios beneficiados em 2025.
Os cursos gratuitos beneficiarão médicos e acontecerão no Hospital e Maternidade Marques Basto na área de eletrocardiografia, a ser ministrado pelo cardiologista Dr. Wilder Dias, pela manhã. À tarde, acontecerá o curso de imersão prática em urgências e emergências nas áreas de pediatria e adulto, que serão ministrados pela pediatra e neonatologista Anenísia Andrade, e pelo intensivista e professor de curso de medicina, Dr. Yousef Aguiar, na parte da tarde.
O CRM Itinerante visa estar próximo da população, oferecendo serviços gratuitos que levem bem-estar e beneficiando os médicos, com a oferta de cursos de aperfeiçoamento e acolhendo suas demandas, através do diálogo com os conselheiros que estarão presentes.
Fonte: Ascom