A partir desta quarta-feira (27), o Piauí reúne representantes das 27 unidades da Federação na 62ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF), sediada em Teresina. O evento, que tem como missão promover e articular soluções de cooperação e integração entre as fazendas públicas para a permanente evolução da gestão fiscal, acontece até sexta-feira (29), no Blue Tree Towers Rio Poty.
“Por meio dessas reuniões conseguimos avançar em termos de melhoria do ambiente de negócio, do atendimento ao público e ainda em relação ao melhor controle das receitas e despesas nos Estados. Então, é um grande orgulho recebermos representantes de todas as unidades da federação para tratarmos de assuntos da mais alta relevância para as administrações tributárias estaduais e para o Brasil como um todo”, afirma o Superintendente de Gestão da Sefaz-PI, Cristovam Cruz, que já presidiu a COGEF no período de junho de 2017 a junho de 2018.
Vale ressaltar que a solenidade oficial de abertura do evento está marcada para a quinta-feira (28), às 9h00. Na ocasião, a palestra Magna será ministrada pelo Secretário Estadual da Fazenda do Piauí, Emílio Júnior. O gestor estadual abordará como tema “Desafios Estratégicos de Médio e Longo Prazos do Piauí”.
Outros temas também serão discutidos durante o evento, a exemplo do Uso da Inteligência Artificial (IA) para Desenvolvimento de Aplicações e Modernização, Governança de Dados, Administração Tributária e Contencioso do IBS e Maturidade de Análise de Dados na Administração Tributária. Ainda serão realizados diversos painéis dentro das áreas fiscal e tributária, além de debates entre grupos de trabalho da própria COGEF.
Nesse primeiro dia de debate, na quarta-feira (27), a partir das 9h, acontece a reunião da Comissão de Gestão Fazendária voltada para a área de Tecnologia da Informação (COGEF TI). O evento visa compartilhar soluções na área de tecnologia da informação e transformação digital entre os estados. Na ocasião, o Diretor da Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação (UNITEC) da Sefaz-PI, Januário da Ponte Lopes, abordará, às 9h20, o tema “Estrutura de TI da Sefaz-PI.
É importante destacar que este evento inicial antecede a plenária da 62ª Reunião Ordinária da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF), que é o evento oficial de abertura, que será realizado na próxima quinta-feira (28).
SAIBA MAIS SOBRE A COGEF
A COGEF já tem 15 anos de existência, foi criada no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). Tem a finalidade de coordenar e harmonizar os aspectos técnicos dos programas de modernização da gestão fiscal dos Estados e do Distrito Federal e compartilhar soluções e produtos, promover o intercâmbio de experiências e a gestão do conhecimento.
Dentre os objetivos Estratégicos da COGEF estão: Melhorar a gestão da informação e do conhecimento; Fomentar a melhoria contínua da gestão fazendária; Contribuir para a qualidade fiscal; Promover cooperação técnica; Trabalhar para garantir a efetividade de resultados na execução de programas; Fortalecer a capacidade de gestão em rede; Fortalecer a cultura de gestão para resultados nas administrações fiscais; e Desenvolver competências.