Raimundo Júnior foi o grande vencedor do debate entre os candidatos a presidente da OAB-PI, realizado na noite desta quinta-feira (21), pela revista Direito Hoje. Participaram do debate os três candidatos que disputam o cargo de presidente da Seccional Piauí, Raimundo Júnior (Chapa 10), Aurélio Lobão (Chapa 20) e Carlos Júnior (Chapa 30).
O candidato da Chapa 10 se sobressaiu aos demais, demonstrando segurança, tranquilidade e apresentando propostas para melhorar a advocacia piauiense. “Temos diversos desafios a serem enfrentados na capital e no interior, começando pelas prerrogativas tão violadas nos últimos tempos. Aviltamento de honorários, violência contra a classe. Nós temos uma meta, ser a gestão que enfrentou a violação de prerrogativas”, disse.
Raimundo Júnior também afirmou que vai buscar enfrentar a morosidade do sistema judiciário e devolver a confiança dos advogados no poder judiciário. “Queremos fazer uma gestão que seja um farol de esperança para a a advocacia piauiense. Como digo sempre… É só advogar para a advocacia, e é isso que vamos fazer”, declarou.
Entre suas propostas para melhorar a situação da advocacia piauiense, Raimundo Júnior revelou que pretende criar um Núcleo de Monitoramento da Celeridade Processual, com o objetivo de agilizar os processos judiciais e melhorar a eficiência do sistema.
“Vamos investir em pós-graduações gratuitas e permanentes, além de cursos práticos de capacitação para os profissionais, com foco no uso de tecnologia para otimizar os processos e dar mais agilidade ao trabalho dos advogados*, destacou o candidato da Chapa 10.
Raimundo Júnior, por liderar as pesquisas para a presidência da OAB, também foi um dos mais atacados. Ao ser instigado pelo candidato Aurélio Lobão, RJ preferiu não rebater com ataques e pediu proposta e mais transferência.
“Para cada ataque, uma proposta. Só peço o senhor não atacar minha esposa, minha família. Eu entendo a sua revolta, é a revolta da derrota. E eu insisto no discurso da falta de transparência porque atualmente ao se buscar o Portal da Transparência da OAB-PI, aparece a mensagem de que o site está fora do ar. Não é uma gestão transparente esta que o senhor defende, rebateu Raimundo.
O candidato da Chapa OAB da Esperança também afirmou que este é o momento de buscar a isenção da anuidade e a redução de 50% do valor nos próximos anos. “Este é o momento de devolvermos a dignidade para a advocacia piauiense. Valorizar, garantir melhores condições de trabalho, ter um judiciário, que nos respeite. É por isso que estamos nesse processo de mudança. E quero pedir a cada um de vocês a oportunidade de gerir a nossa classe e devolver aquilo que conquistamos em nossas vidas para a advocacia piauiense”, finalizou.
Diante desse cenário, a vitória de Raimundo Júnior no debate não só confirmou sua liderança entre os candidatos, mas também evidenciou o crescente desejo de mudança dentro da OAB-PI. A chapa OAB da Esperança, liderada por Raimundo Júnior, é vista por muitos como a oportunidade de um novo ciclo para a Ordem, com mais inovação, representatividade e compromisso com a advocacia do Piauí.
Fonte: Ascom