Os líderes do G20 retomaram nesta segunda-feira, 18, no Rio de Janeiro, a tradição da “foto de família” dos membros da cúpula. O registro oficial não foi feito nas últimas duas edições por causa da guerra envolvendo Rússia e Ucrânia.
A foto desta tarde, porém, não contou com as presenças de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, e Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá. Ainda não se sabe o motivo da ausência.
O registro foi feito nos jardins do Museu de Arte Moderna e teve o Pão de Açúcar de plano de fundo. Os líderes se posicionaram em um palanque com o lema “Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza”. Na imagem, os participantes da cúpula dão as mãos uns aos outros.
Com o registro, o G20 retomou a tradição quebrada após o evento em Roma, na Itália, em 2021, quando a foto havia sido tirada pela última vez. Por causa da guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, os líderes optaram pela não realização da ação em Bali, na Indonésia, e Nova Déli, na Índia.
Nas ocasiões, os integrantes sinalizaram que posar ao lado de líderes russos não seria bem visto, podendo indicar um apoio à invasão do País à Ucrânia. Assim como no Rio de Janeiro, Vladimir Putin, presidente russo, não esteve presente. Os russos estão representados pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.