governo brasileiro avança mais uma etapa na consolidação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Durante programação da Cúpula Social do G20, 41 governos, 13 organizações internacionais e 19 entidades filantrópicas e organizações não governamentais anunciaram compromissos históricos com objetivo de promover a erradicação da fome e da pobreza, no mundo, até 2030.
Os anúncios foram formalizados nesta sexta-feira (15.11), em atividade promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que reuniu representantes dessas instituições e países para debater estratégias de suporte e articulação da Aliança Global.
“Um dia com muitas notícias boas para o Brasil. Os anúncios de liberação de recursos de programas de assistência técnica, a cooperação entre países e entre organismos internacionais garantem a condição de alcançarmos, até 2030, mais de 500 milhões de pessoas que hoje estão na insegurança alimentar”, avaliou o ministro Wellington Dias.
Um dos anúncios de maior peso veio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a partir do investimento de 25 bilhões de dólares em crédito para a Aliança Global, entre outras ações.
“Além disso vamos doar ao menos 200 milhões de dólares ou R$ 1,1 bilhão em assistência técnica para os países da região desenvolverem programas e aperfeiçoarem suas ações, também. Vamos garantir que mais da metade dos nossos projetos beneficiem diretamente populações vulneráveis, com foco em mulheres afrodescendentes e comunidade indígenas”, declarou o presidente do BID, Ilan Goldfajn.
Os esforços, conhecidos coletivamente como os “Sprints 2030”, concentram-se em ações com um histórico comprovado de entrega de resultados em larga escala: transferências de renda, merendas escolares, inclusão socioeconômica, apoio à saúde materna e primeira infância, agricultura familiar e de pequenos produtores, e soluções para o acesso à água.
Esses esforços representam a iniciativa mais ambiciosa até hoje voltada para revitalizar o caminho rumo ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 2, estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Confira os anúncios completos aqui.
Representante do Programa Global de Agricultura e Segurança Alimentar (GAFSP), Natasha Hayward elogiou a liderança do governo brasileiro no G20. “É uma iniciativa incrível do Brasil de colocar o combate à fome e à pobreza no centro do debate mundial, atuando em tantas frentes e mobilizando órgãos e iniciativas globais. Estamos prontos para trabalhar junto com o Brasil”, afirmou.
O GAFSP conta com mais de 300 projetos ao redor do mundo, chegando a 20 milhões de pessoas. O objetivo com a iniciativa é promover agricultura e sistemas alimentares sustentáveis e resilientes nos países mais vulneráveis, fornecendo recursos financeiros e técnicos para projetos que envolvem a cadeia alimentar, da exploração agrícola à mesa das famílias.
Articulação
A Aliança Global foi proposta pelo G20 com o objetivo de acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de erradicação da fome e da pobreza, e agora está aberta a todos os países e organizações qualificadas. A abordagem da Aliança (detalhada neste informativo) concentra-se no apoio a programas liderados pelos países e em abordagens baseadas em evidências, por meio do fortalecimento da cooperação internacional e do compartilhamento de conhecimentos, com o objetivo de elevar os mais pobres e vulneráveis.
Essa união de esforços pretende expandir merendas escolares para 150 milhões de crianças, apoiar 200 milhões de mulheres e crianças com saúde materna e infantil, além de incluir 100 milhões de pessoas na economia, com foco em mulheres. A Aliança Global será lançada na Cúpula de Líderes do G20, no Rio, na próxima segunda-feira (18.11).