36.8 C
Teresina
sexta-feira, novembro 15, 2024
Dengue
InícioDestaquesCúpula do G20 Social debate integração de políticas para os sistemas alimentares

Cúpula do G20 Social debate integração de políticas para os sistemas alimentares

Representantes do mundo estão no Rio de Janeiro discutindo estratégias para erradicar a pobreza e a fome nos países em desenvolvimento, na Cúpula do G20 Social. Nesta quinta-feira (14), a programação teve painel sobre promoção da segurança alimentar e nutricional à sustentabilidade, tanto na produção quanto no acesso dos alimentos.

 

O acesso à alimentação de qualidade em áreas urbanas e a busca por soluções sobre o problema do desperdício de alimentos foram pontos de maior atenção no painel, segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Em debate com representantes dos setores público e privado, o ministro destacou que o Plano Brasil Sem Fome, ação do Governo Federal, projeta o que o governo brasileiro almeja para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será lançada na Cúpula do G20.

“O Plano Brasil Sem Fome, de redução da pobreza, já leva em conta o que queremos para a Aliança Global, que é o trabalho em parceria, tanto com estados e municípios quanto na integração de ações entre diversas áreas, desde assistência social, passando pela área econômica no que compete ao custeio, até a logística de transporte desses alimentos ao consumidor. Precisamos nos unir para combater o desperdício de alimentos”, declarou Wellington Dias.

A atividade teve participação de Walter Belik, do Instituto Fome Zero; Iara Ronik, pelo Instituto Ibirapitanga; Tirso Meirelles, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP); Juliana Tângari, do Instituto Comida do Amanhã; e Tainá e Paula, que foi secretária do Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Iniciativas como cozinhas solidárias, restaurantes populares, cestas de alimentos, promoção da agricultura familiar e medidas de acesso à água foram destacadas como efetivas diante do desafio de democratizar o acesso à alimentação, bem como evitar o desperdício de alimentos. As políticas são coordenadas e desenvolvidas, a nível federal, pelo MDS.

Durante o G20 Social, representantes das nações que compõem o Grupo das 20 maiores economias do mundo e outras nações convidadas discutem estratégias para erradicar a pobreza e a fome nos países em desenvolvimento. As atividades seguem ao longo da semana, no Rio de Janeiro.

O objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira teve por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. 

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI