33.8 C
Teresina
quinta-feira, novembro 14, 2024
Dengue
InícioDestaquesUm em cada cinco professores da Educação Infantil não tem curso superior

Um em cada cinco professores da Educação Infantil não tem curso superior

Segundo anuário brasileiro, 32% dos docentes do Ensino Médio não são formados na disciplina que lecionam em sala de aula

Um em cada cinco professores de Educação Infantil das escolas públicas e privadas brasileiras não tem curso superior, segundo dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024, divulgado nesta quarta-feira, 13.

 

O documento, apresentado pela ONG Todos pela Educação, juntamente com a Fundação Santillana e a Editora Moderna, reúne dados públicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Educação, além de análises e recortes elaborados com base nos microdados.

Segundo o anuário, na Educação Infantil, 20,5% dos professores não tinham formação superior em 2023. No Ensino Fundamental, anos iniciais (1º ao 5º ano), esse percentual cai para 12,7%. Nos anos finais (6º ao 9º ano), é de 8%. Já no Ensino Médio, 3,9% dos docentes não têm graduação.

Professores da Educação Básica por nível de escolaridade e pela etapa escolar, em 2023 – Brasil, todas as redes (em %) Foto: Fonte: MEC/Inep/DEED – Sinopses da Educação Básica./Elaboração: Todos Pela Educação.

Considerando todos os professores da Educação Básica, 12,8% do corpo docente não tinham graduação em 2023. Com formação em licenciatura, são 84,5%. Já os com formação, mas sem ser licenciatura, o percentual é de 2,7%.

Professores da Educação Básica por nível de escolaridade – Brasil, todas as redes (em %) Foto: Fonte: MEC/Inep/DEED – Sinopses da Educação Básica./Elaboração: Todos Pela Educação.

Sem formação adequada

Os dados também mostram que um em cada três professores de escolas públicas não são formados na disciplina que lecionam aos seus alunos. É o caso, por exemplo, de quem se formou em física na faculdade, mas dá aulas de matemática nos colégios.

Na Educação Infantil e no Ensino Médio, os professores que não têm formação adequada para a matéria na qual dão aula correspondem a 32% em 2023. Já no Ensino Fundamental, anos iniciais, esse número é de 21%, enquanto nos anos finais, esse percentual é de 41%.

Professores da rede pública com formação adequada na Educação Básica, por etapa Foto: Fonte: MEC/Inep/DEED – Microdados do Censo Escolar./Elaboração: Todos Pela Educação.

Ainda segundo a publicação, o Brasil tem quase dois terços de seus licenciandos se formando a distância (67%). Em 2023, foi superada a marca de 1,1 milhão de matrículas no Ensino Superior em cursos voltados à docência na modalidade EaD — o que representa mais que o dobro das matrículas de 2013.

“Embora a Educação a Distância tenha contribuído para a democratização do acesso ao Ensino Superior, sua eficácia na formação docente ainda é debatida”, analisou, no relatório, Haroldo Corrêa Rocha, coordenador-geral do Movimento Profissão Docente. 

Remuneração e tipo de contratação

Conforme o levantamento, o rendimento bruto médio mensal dos profissionais do magistério das redes públicas, com Ensino Superior, chegou a R$4.942 em 2023. Esse valor representa 86% do rendimento de outros profissionais que têm o mesmo nível de escolaridade, que é de R$ 5.747,17. 

Considerando os últimos 10 anos, esse valor pago aumentou. Em 2013, por exemplo, o rendimento bruto médio mensal dos profissionais do magistério correspondia a 71% do rendimento de outros profissionais com o mesmo nível de escolaridade. Em 2022, era de 82%. 

Ao passo que o salário aumentou em comparação aos anos anteriores, o número de professores concursados nas redes estaduais de ensino caiu ao menor patamar em dez anos, de acordo com o anuário. Enquanto isso, o total de temporários cresceu, de forma significativa, entre 2013 e 2023.

Na rede estadual, em 2013, 68,4% dos professores eram concursados. No ano passado, eram 46,5%. Já os temporários, 10 anos atrás, eram 31,1%. Em 2023, esse percentual saltou para 51,6%, mais da metade de seu corpo docente.

 

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI