O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, de 43 anos, foi confirmado nesta terça-feira, 5, como o novo secretário-geral da Interpol. Com isso, Urquiza torna-se o primeiro brasileiro a chegar ao cargo mais alto da maior organização policial do mundo.
Urquiza, que vai suceder Jürgen Stock, que ocupava o posto desde 2014, assume na quinta-feira, 7, suas novas responsabilidades em Lyon, França, onde está localizada a sede da Interpol. O mandato é de cinco anos.
O nome de Urquiza foi chancelado pelos países-membros da organização na 92ª Assembleia Geral da Interpol, que está sendo realizada em Glasgow, no Reino Unido.
Dos 196 países-membros, 153 votaram na Assembleia Geral. Destes, 145, representando 96% dos presentes, aprovaram o nome de Urquiza. Seis países votaram contra o brasileiro e dois se abstiveram.
Urquiza, de 43 anos, nasceu em São Luís (MA) e é um veterano da Polícia Federal (PF) e tem uma carreira marcada pela dedicação à cooperação internacional e ao combate ao crime transnacional.
Carreira
Em sua trajetória, Urquiza ocupou cargos de destaque, como Chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal do Brasil e Diretor-Assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da INTERPOL, em Lyon, França.
No Brasil, liderou o Escritório Central Nacional da INTERPOL, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, a Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.
Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Urquiza é também ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.