O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, defendeu que a educação na modalidade de tempo integral, que está sendo universalizada nas escolas da rede estadual do Piauí, deve incluir a educação empreendedora no currículo. A temática foi discutida pelo gestor durante um painel com o tema “Educação Empreendedora na Prática”, realizado nessa quarta-feira (30), dentro da programação do primeiro dia da Feira do Empreendedor 2024, realizada pelo Sebrae, no Centro de Convenções de Teresina (CCT).
Mediado por Mirna Escórcio, o painel contou com a presença de estudantes, professores, gestores e empreendedores. Na oportunidade, Bandeira destacou o Projeto Jovem Empreendedor, uma parceria entre a Seduc e o Sebrae, cujo objetivo é desenvolver competências empreendedoras em estudantes dos 7º e 8º anos do ensino fundamental em 163 Escolas, despertando seu potencial para transformar a realidade ao seu redor.
“Dentro desse contexto da inovação e da educação integral dos nossos jovens está a inserção da educação empreendedora no currículo, na rotina escolar dos nossos estudantes de modo muito forte, de modo muito presente. Temos alguns projetos e ações nesse sentido, e temos este que é a parceria com o Sebrae. Estamos em um momento único, muito especial, uma janela de oportunidades de novos negócios, de mais desenvolvimento e de atração de investimentos. Então, precisamos preparar os nossos jovens piauienses para que eles abracem, agarrem as oportunidades”, defendeu Washington Bandeira.
O projeto Jovem Empreendedor abrange duas principais temáticas, que são “Artesanato com Sementes”, que incentiva a criação sustentável, e “Aplicativo Bom pra Cachorro”, que combina conhecimentos de tecnologia e empreendedorismo digital. Ao final do painel, foram reconhecidos e premiados os melhores projetos elaborados por estudantes e professores no projeto. As escolas com projetos premiados são: U.E João José de Alencar (São José do Piauí), U.E Alice Rocha (São Julião), Ceti Conselheiro Saraiva (Batalha) e Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Manoel Ferreira Barbosa de Macedo (Inhuma).
Os professores participantes do projeto ganharam uma viagem à Feira “Bett Educar”, em São Paulo, em reconhecimento pelo impacto de suas práticas.
Ainda durante a programação do primeiro dia de feira, o secretário Washington Bandeira participou da gravação do podcast do Sebrae. Na oportunidade, o gestor apresentou os projetos de educação empreendedora da Seduc com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o Seduckathon e do ensino de Inteligência Artificial.