O deputado federal Abílio Brunini (PL-MT) foi eleito prefeito de Cuiabá neste domingo (27). Ele venceu o embate direto contra o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
Com 100% das urnas apuradas, Abílio teve 53,80% dos votos. Lúdio teve 46,2%. Até ontem, as pesquisas indicavam uma disputa acirrada na cidade — a Quaest indicou 50% para cada um na última rodada, divulgada ontem (26).
Os dois candidatos tentaram reconstruir suas imagens na eleição deste ano. As campanhas entenderam que suas posturas davam margem a ataques e perda de votos.
Abílio incorporou um bolsonarismo “raiz soft”. Tinha a esperança de se desvencilhar da imagem de político que causa confusão e polêmicas para conquistar likes nas redes sociais. Para justificar uma autoproclamada maturidade, dizia que foi pai. Abílio acrescentou que a perda do avô também teve impacto em sua vida.
Lúdio foi contra bandeiras da esquerda. Publicou vídeo no Instagram se manifestando contra o aborto, legalização das drogas e à ideologia de gênero. Também investiu numa aproximação com os evangélicos. Ser casado com uma mulher que frequenta a Igreja Batista ajudou a abrir portas.
Sabendo da rejeição ao PT, Abílio apostou na polarização com o adversário. A todo momento ele lembrava do vínculo com Lula, escondido pela campanha do petista.
Da Redação