O ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra, foi eleito para presidir a Rede de Ouvidorias Públicas do Estado do Piauí, composta por representantes de diversos órgãos públicos estaduais. A eleição aconteceu nesta quinta-feira (17), durante reunião que elegeu a nova diretoria para o biênio 2024/2026.
A Rede de Ouvidorias, conhecida como Rede Ouvir-PI, desempenha um papel fundamental na articulação entre as ouvidorias dos órgãos e entidades públicas do Estado, promovendo a escuta ativa da população e garantindo que as demandas dos cidadãos sejam tratadas com eficiência e transparência. Além disso, a Rede atua para fortalecer o controle social e aprimorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos aos piauienses.
Rodrigo Vidal, atual suplente e ex-presidente da Rede Ouvir-PI, destacou o papel da entidade. “A Ouvir-PI tem desempenhado um papel fundamental na promoção da transparência e no atendimento das demandas dos cidadãos, e acredito que, sob a liderança de Raimundo Dutra, continuaremos avançando na integração das ouvidorias e na construção de uma gestão pública mais participativa e acessível”, disse.
Segundo Raimundo Dutra, a eleição representa um grande compromisso e responsabilidade. “Nosso objetivo será continuar avançando na criação de um diálogo cada vez mais aberto entre o cidadão e o poder público, aprimorando os processos de ouvidoria e garantindo que as demandas dos usuários sejam tratadas com seriedade e agilidade. A integração entre as ouvidorias é essencial para proporcionar respostas mais eficazes à sociedade”, afirmou Dutra.
Com a nova diretoria empossada, a Rede Ouvir-PI segue empenhada em contribuir para uma gestão pública mais participativa e transparente. A expectativa é que, nos próximos dois anos, haja uma ampliação do diálogo com a sociedade e uma modernização dos canais de ouvidoria, visando tornar as instituições públicas ainda mais acessíveis aos cidadãos.
Nova diretoria
Presidente: Raimundo Dutra (Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí)
Secretaria Executiva: Amparo Costa (Conselho Regional de Enfermagem – Coren-PI)
Suplentes: Rodrigo Vidal (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí -OAB/PI) e Aristides Pinheiro (Ministério Público do Piauí – MPPI).