O Banco Central admitiu nesta segunda-feira (14) problemas técnicos no sistema de pagamentos instantâneos do Pix. Clientes de diferentes instituições financeiras estão reclamando que o Pix está fora do ar.
Segundo o DownDetector, plataforma online que fornece informações em tempo real sobre o status de sites e serviços, há problemas com o BC, que estão refletindo em outros bancos. Conforme informações divulgadas pelo DonwDetector, 93% das falhas relacionadas as BC nesta manhã envolvem o sistema instantâneo. Clientes de Nubank, Banco Inter, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco, Santander, PagBank e C6, entre outros, estão relatando nas redes sociais dificuldades para fazer Pix.
Por volta das 11h30, o BC confirmou que há problemas técnicos que tiraram o Pix do ar, sem especificar quais eram as falhas. Em comunicado às instituições financeiras dentro do Informe SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos), ao qual o UOL teve acesso, o BC pediu que as instituições financeiras parem de mandar mensagens para o sistema até segunda ordem. A mensagem foi assinada pelo Deban (Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos).
Às 11h35, o BC disse que as operações foram normalizadas. Em comunicado em seu site, a autarquia afirmou que “problemas técnicos no SPI afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14) e suas equipes “atuaram rapidamente” para resolver a falha.
Da Redação